TRILHOS DO PALEOZÓICO NAS SERRAS DE VALONGO

Photo ofTRILHOS DO PALEOZÓICO NAS SERRAS DE VALONGO Photo ofTRILHOS DO PALEOZÓICO NAS SERRAS DE VALONGO Photo ofTRILHOS DO PALEOZÓICO NAS SERRAS DE VALONGO

March 17, 2013
March 2013

near Valongo, Porto (Portugal)

Nos “Trilhos do Paleozóico” percorremos aproximadamente 15 kms de trilhos e caminhos do Parque Paleozóico de Valongo, nas serras de Santa Justa e de Pias, numa viagem no tempo em que se recua até há cerca de 540 milhões de anos atrás ou até ao século I d.C. (Época de Augusto), em que o ouro era explorado pelos Romanos.
O Parque Paleozóico de Valongo abrange uma área privilegiada do ponto de vista geológico, apresentando uma grande geodiversidade, da qual se destacam as importantes jazidas fossilíferas do Paleozóico, conhecidas internacionalmente, e as mineralizações de antimónio e ouro que foram exploradas desde os tempos da atividade mineira romana em Portugal.
Entre os inúmeros invertebrados que habitavam os mares do Paleozóico de Valongo salientam-se as Trilobites e os Graptólitos. Estes animais dominaram temporariamente os mares do Paleozóico, tendo desaparecido do nosso planeta antes do aparecimento dos primeiros dinossauros.
Nesta atividade, fizemos a junção dos três percursos pedestres existentes, onde foi possível ver a Capela de Santa Justa - local com uma visão panorâmica sobre toda a área do concelho, cidade do Porto e litoral Atlântico, moinhos de água, admirar o vale do rio Ferreira, visitar a aldeia rural de Couce, passear em antigos povoados castrejos e passar por algumas das minas deixadas pelos romanos que ali extraíam ouro no século III.
Mais info em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.302857493176358.1073741826.119100404885402&type=1

• Photo of PuraNatura
    PuraNatura Nov 29, 2014

Fiz hoje uma grande parte deste percurso, muito bom, excelente... Mas tenho a dizer que tem umas partes bem duras...