Trilhos Do Jamor

May 28, 2020

•   4.3 1 review

near Cruz Quebrada, Lisboa (Portugal)

Com Este Percurso,as pessoas iram poderão aproveitar a bela vista do Vale do Jamor e conhecer um pouco mais do seu complexo,com os seus trilhos paisagens naturais.

Photo ofCapela de Nossa Senhora da Boa Viagem Photo ofCapela de Nossa Senhora da Boa Viagem Photo ofCapela de Nossa Senhora da Boa Viagem

Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem

É uma pequena capela, construída no local onde existiu o Convento de Nossa Senhora da Boa Viagem (que com a extinção das ordens religiosas em 1834, foi abandonado e mais tarde demolido), cuja padroeira era muito venerada pelas senhoras da corte e pelos pescadores. Neste local, faziam-se procissões, peregrinações, votos e oferendas. A atual capela, que mudou de sítio, aquando das obras do Estádio Nacional, tem a fachada principal revestida a azulejo de figura avulsa (séc. XVII-XVIII), e um pequeno alpendre com uma inscrição. Atividade Proposta-Neste Local ira ser proposta reunir pinhas e pau para fazer um gênero de uma Mandala que é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.

Farol do Esteiro

Trata-se de uma torre quadrangular de alvenaria revestida a azulejos brancos com cunhais em pedra aparente. Lado sul pintado com duas faixas horizontais vermelhas servindo de marca diurna. Possui 15 metros de altura, e edifício anexo. O Farol do Esteiro define, juntamente com os Faróis da Gibalta e da Mama, o enfiamento de entrada da Barra Sul do Porto de Lisboa. Atividade Proposta-Aqui devido ao espaço em que estamos inseridos,é um excelente espaço para retirar memorias,e não existe melhor forma que tirar fotos ao espaço natural,e para a paisagem pandoramica.

Clube de Canoagem do Jamor

É um clube náutico do Concelho de Oeiras que atingiu notoriedade não só pela obtenção de resultados honrosos mas, também, pelos serviços qualificados prestados à comunidade. Com rigorosa gestão do seu considerável patrimônio e do perfil dos seus técnicos, o Clube mantém atividades regulares diversificadas que têm ocorrido para a valorização dos locais onde ocorrem - Pista de Atividades Náuticas do Jamor. E ainda possui um cafe onde o grupo poderá ou comprar algo para se refrescar ou comer alguma. Atividade Proposta- Consiste nem mais nem menos que dar uma volta pelo caminho náutico do jamor de canoa e desfrutar do passeio náutico.

Rio Jamor

O rio Jamor é um rio português que nasce na serra da Carregueira, no concelho de Sintra, e vai desaguar no rio Tejo, na Cruz Quebrada. O rio atravessa os jardins do Palácio de Queluz. Quando as comportas do canal eram fechadas, criava-se um plano de água onde era possível passear de barco entre representações de portos, palácios e outros temas. O rio Jamor tem um passeio pedonal com ciclovia chamado Eixo Verde e Azul. Passa pelo Estádio Nacional e pelo Complexo Desportivo do Jamor, na sua foz.

Complexo Desportivo do Jamor

Trata-se de campos seja eles de Ruby,tênis ou Futebol localizado no espaço verde do jamor,local onde normalmente e utilizado para a pratica do Desporto coletivo. Atividade Proposta-Com isto iremos reunir grupos de dois conforme as pessoas e realizar uma partida de algum desporto seja ele de Ruby ou futebol conforme seja a preferencia do grupo.

Vale Jamor

Vale do Jamor e um dos espaços verdes pertencentes da Cidade de Lisboa,aqui existem arvores e nelas habitam seres vivos,aves esquilos,insetos. Atividade Proposta- é simplesmente tentar apreciar um pouco da paisagem natural que este local oferece,com os seus espaços verdes e abertos.