Trilhos do Carreiro dos SS e da Quinta da Serra

Photo ofTrilhos do Carreiro dos SS e da Quinta da Serra Photo ofTrilhos do Carreiro dos SS e da Quinta da Serra Photo ofTrilhos do Carreiro dos SS e da Quinta da Serra

February 4, 2019
February 2019

•   4 2 Reviews

near Arieiro, Lisboa (Portugal)

Conjunto de duas pequenas rotas, que consideramos de grau de dificuldade moderado baixo, feitas em sentidos opostos (a primeira no sentido contrario dos ponteiros do relógio e a segunda no sentido horário), formando um trajeto em forma de oito.

Com início no parque de estacionamento sobranceiro ao Centro de Interpretação Ambiental, local onde se encontra, junto a estas instalações, a placa original de início de percurso (um grande bloco de pedra, com indicação do rumo), seguimos pelo asfalto acompanhando o traçado da carta militar que acompanha o folheto do percurso e que foi bastante útil, porque na dúvida gerada pela ausência de sinalética nalguns pontos de mudança de percurso, nos ajudou a seguir o caminho certo.

O caminho dos SS é um percurso interessante a nível paisagístico, decorrendo por carreteiros de montanha, caminhos de pastoreio de percurso e outros tradicionais que, no passado, tiravam do isolamento as povoações vizinhas de cada lado da montanha.

Do alto dos emissores do Montejunto, e já no caminho de regresso pela calçada dos frades, avistamos, para Norte, a torre de vigia que faz parte do percurso da Quinta da Serra.

Resolvemos então seguir até aquele ponto, fazendo um curto atalho perto do fim deste trilho seguindo por um estradão de brita branca que tem início perto do lago (dolina) até entrarmos alguns metros adiante no trilho da Quinta da Serra, caminho que nos levou primeiro à torre de vigia e ao geodésico que lhe está próximo, donde se obtêm vistas panorâmicas para a costa avistando-se perfeitamente os contornos do Cabo Carvoeiro para NW.

Ao longo deste percurso, que fazemos agora no sentido horário, contrariamente ao sentido anti-horário que fizemos no trilho do Carreiro dos SS, destacam-se também as vistas para as Serras de Aire e Candeeiros, para norte, e o Tejo, para sul, vendo-se perfeitamente as torres da Central Termoelétrica do Ribatejo e a ponte das Lezírias.

Pontos menos positivos:
- Os paineis vandalizados do caminho da Estação da Biodiversidade, pequeno trilho que não fizemos, mas com o qual nos cruzamos obrigatóriamente ao fazer a PR da Quinta da Serra.
- Falhas na sinalética em ambos os trilhos.

PictographDoor Altitude 1,677 ft

Inicio

PictographLake Altitude 1,683 ft

Entrada no trilho

Junção de rota

Photo ofVale da Ramada ou da Cascalheira (Início do caminho dos SS) Photo ofVale da Ramada ou da Cascalheira (Início do caminho dos SS) Photo ofVale da Ramada ou da Cascalheira (Início do caminho dos SS)

Vale da Ramada ou da Cascalheira (Início do caminho dos SS)

Photo ofEmissores de Montejunto, Igreja de NªSra. das Neves, Convento Dominicano, Capela de S.João e ruinas. Photo ofEmissores de Montejunto, Igreja de NªSra. das Neves, Convento Dominicano, Capela de S.João e ruinas. Photo ofEmissores de Montejunto, Igreja de NªSra. das Neves, Convento Dominicano, Capela de S.João e ruinas.

PictographRisk Altitude 1,879 ft

PictographRisk Altitude 1,807 ft

Torre de vigia e o marco geodésico na Penha do Meio Dia

Cervum (pasto de montanha)

Os Javalis andam por aqui.

Vista para o Tejo

PictographTree Altitude 1,659 ft

PictographMooring point Altitude 1,702 ft

Fim

• Photo of jpmendes54
    jpmendes54 Oct 29, 2021

A ascenção pelo lado sul tem muita pedra solta, sendo essa a parte mais cansativa do percurso.

• Photo of psc152
    psc152 Sep 5, 2022

Trilho bem marcado, a subida para as antenas é um ótimo desafio!!

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Sep 5, 2022

Caro "psc152" obrigado pela avaliação do trilho e informação sobre a melhoria da sinalização destas rotas. Bons e seguros percursos.