Activity

TRILHOS DE AMARANTE (GONDAR)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHOS DE AMARANTE (GONDAR) Photo ofTRILHOS DE AMARANTE (GONDAR) Photo ofTRILHOS DE AMARANTE (GONDAR)

Author

Trail stats

Distance
11.65 mi
Elevation gain
2,592 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
2,592 ft
Max elevation
1,826 ft
TrailRank 
51 3.4
Min elevation
775 ft
Trail type
Loop
Time
5 hours
Coordinates
1379
Uploaded
May 19, 2013
Recorded
May 2013
  • Rating

  •   3.4 3 Reviews

near Mosteiro, Porto (Portugal)

Viewed 5956 times, downloaded 140 times

Trail photos

Photo ofTRILHOS DE AMARANTE (GONDAR) Photo ofTRILHOS DE AMARANTE (GONDAR) Photo ofTRILHOS DE AMARANTE (GONDAR)

Itinerary description

Percurso com aproximadamente 19Kms em circulo, com inicio e termo junto à igreja românica de Gondar, que calcorreia os trilhos do Concelho de Amarante: o PR1 “Rota do Marancinho” e PR2 “Rota de S. Bento”. O percurso desenvolve-se em território das freguesias de Gondar, Lufrei, Vila Chã, Olo, Sanche e Aboadela.
Alternando entre o vale e a montanha faz-se, em grande parte, por caminhos e veredas ancestrais, incluindo um belo troço da antiga via romana que, por Amarante, ligava Tongobriga (perto de Marco de Canavezes) ao santuário rupestre de Panóias (a escassos quilómetros da cidade de Vila Real). Seguidamente, um caminho íngreme, leva-nos ao topo da montanha, a 550 metros de altitude, no lugar dos Picotos. Chegados ao cimo, avistando já terras de Basto a um lado e, numa sucessiva ondulação de relevos, as serras do Marão e Aboboreira a outro, seguimos pelo cume da colina até entrar, uns 1500 metros à frente, num secular caminho, provavelmente dos finais da Idade Média, enriquecido por uma fauna e flora diversificadas e onde poderemos, com um pouco de sorte, ser surpreendidos por algum esquilo trepando velozmente o tronco de uma árvore ou observar a terra remexida, durante a noite, pelos javalis na procura dos seus alimentos. No final deste simpático caminho e depois de passar pelas ruínas duma vetusta estalagem que servia de apoio aos viajantes e almocreves na sua longa e dura travessia do Marão, sobe-se, por um caminho aberto sobre a antiga via medieval, até à capela de S. Bento, onde, perante uma deslumbrante paisagem sobre o vale de Aboadela e as encontras agrestes da serra do Marão e rodeados por uma vegetação autóctone onde predomina a carqueja, o tojo e a urze, podemos, numa atitude terapêutica, recuperar as forças e retemperar o espírito para o resto da caminhada.
Depois, por caminhos florestais que serpenteiam a encosta, inicia-se a descida para o vale de Aboadela até entrar, já no vale, num velho trilho que, em ambiente bucólico por entre campos laboriosamente trabalhados, nos leva até às águas puras e cristalinas do rio Ovelha.
Alternando entre o vale e a montanha, decorrendo ora por entre culturas e pastagens, ora por entre matagais e pequenos bosques de pinheiros, sobreiros e castanheiros, o itinerário integra, não apenas uma fauna e flora rica e variada, mas também vários exemplares do património histórico-cultural da região, alguns deles classificados, destacando-se a igreja românica de Gondar, os vestígios da milenar via romana e o lugar da Rua, ou melhor, Ovelha do Marão. Este lugar, cujas origens se perdem no tempo, é o mais emblemático deste percurso. Carregado de história e de estórias, constitui um conjunto arquitetónico que pela sua simplicidade e rusticidade surpreende qualquer visitante. Sede de Ovelha do Marão que, em tempos, já foi beetria, honra e concelho, conserva, no seu pelourinho, no cruzeiro seiscentista, na ponte de estilo românico, na fachada de uma pequena capela renascentista e na antiga Casa da Câmara, as memórias desse passado de glória.

Comments  (5)

  • Photo of MSilva1985
    MSilva1985 Jun 10, 2014

    I have followed this trail  View more

    :)

  • Photo of Vamos a butes! - [ Andantes ]
    Vamos a butes! - [ Andantes ] May 13, 2018

    Apesar da sinalética ser escassa ou gasta e antiga, o trilho está bem indicado no mapa. Gostámos.

  • Photo of Vamos a butes! - [ Andantes ]
    Vamos a butes! - [ Andantes ] May 13, 2018

    I have followed this trail  verified  View more

    Apesar da sinalética ser escassa ou gasta e antiga, o trilho está bem indicado no mapa. Gostámos.

  • arnaldomartins Aug 11, 2019

    I have followed this trail  View more

    Fiz o PR-1 Rota do Marancinho.Muito mal sinalizado(quase nenhuma sinalizaçao),trilhos com muita vegetaçao e silvas.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Aug 11, 2019

    Olá arnaldomartins!
    Lamento saber o estado atual do PR-1...
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

You can or this trail