Trilhos da Aboboreira

January 26, 2018
January 2018

near Almofrela, Porto (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Com início e fim na aldeia de Almofrela, percorrendo parcialmente o PR1, com algumas alterações ao seu traçado original.

• Photo of Manuel Alves.
    Manuel Alves. Oct 2, 2021

Dá para fazer em dia de chuva?

João Marques Fernandes Oct 2, 2021

Olá Manuel Alves!
    Sim, é possível fazer em dia de chuva, mas... vai encontrar grande parte do trilho com muita lama. E a zona dos Moinhos deve ser evitada (contornada), pois a pedra tornar-se-á muito escorregadia.
    Pessoalmente, num dia de chuva evitaria fazer este trilho, pois vai perder a beleza do mesmo. E com piso molhado, os acidentes e escorregadelas serão sempre mais fáceis de acontecer.
    Boas caminhadas!

• Photo of Manuel Alves.
    Manuel Alves. Oct 3, 2021

Fizemos este trilho à chuva, mas foi necessário improvisar um atalho, pela estrada, entre o km 2 e km 3, por passar por propriedade privada.
    Trilhamos ao contrário a partir daí. Vimos os moinhos, mas perdemos alguns km entre os moinhos e o km 3. Realmente havia muita lama nesse troço.
    Compensamos com a subida ao baloiço.
    Muito bom. Foi pena não decidirmos passar na tal propriedade, com cancela e paus a vedar o caminho.
    Talvez o dono não goste de estranhos por lá.

João Marques Fernandes Oct 3, 2021

Olá Manuel Alves!
    Bom saber que desfrutou deste trilho. Com efeito, este pequeno percurso foi um reconhecimento que fiz com um amigo que não conhecia esta região e queria levar um pequeno grupo a percorre-la. Tal como refiro, este é um percurso adaptado do PR1 Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago. Por conseguinte, o troço que refere estar vedado (privado), na altura era de passagem livre. Mas lá está, é uma parte que não pertence ao traçado do referido PR1. Enfim, situações que vão sendo alteradas com o tempo. Já me aconteceu ter que improvisar, mesmo em trilhos oficiais, ao confrontar-me com portões, cancelas e cercas que impediam a progressão pelo traçado original. E o pior é que, muitas das vezes, os proprietários não informam as autarquias acerca das suas intenções, de forma a que estas procedam às respetivas alterações dos percursos oficiais...
    Mas será sempre uma experiência nova e o que importa é que no final a mesma tenha sido gratificante.
    Uma caminhada, desde que não hajam sobressaltos de maior, nem acidentes, será sempre uma boa caminhada!!
    Obrigado pelo seu comentário e avaliação do trilho!
    Continuação de boas caminhadas!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Mar 22, 2022

É um bom percurso na serra da Aboboreira. E a Tasca do Fumo, no final, faz milagres!!! Abraço.

João Marques Fernandes Mar 24, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Como eu compreendo isso... a Tasca do Fumo nunca desilude! Abraço!

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Mar 31, 2022

Um percurso agradável, adaptado a partir do PR1 MCN - Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago, um dos trilhos mais interessantes do concelho do Marco de Canaveses. Abraço!

João Marques Fernandes Apr 1, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Foi uma caminhada bem agradável. Abraço!