Trilho - Zebral + Talefe + Fiupeiro + Azevedas + Zebral - Serra da Cabreira

Photo ofTrilho - Zebral + Talefe + Fiupeiro + Azevedas + Zebral - Serra da Cabreira Photo ofTrilho - Zebral + Talefe + Fiupeiro + Azevedas + Zebral - Serra da Cabreira Photo ofTrilho - Zebral + Talefe + Fiupeiro + Azevedas + Zebral - Serra da Cabreira

December 6, 2022
December 2022

near Zebral, Braga (Portugal)

Quando saimos de Zebral, a temperatura rondava os 1,5 º Celsius, que se foi mantendo até à subida para o Talefe. Subimos pela Picota, atravessando o regato da Chã da Caga, numa ponte completamente coberta pela geada. Mais à frente cruzamos com o caminho que liga às Azevedas e Gaviões. Subimos para o estradão que vem do Tranquete para a cumeada, a corta mato, encontrando ainda velhos mariolas. Atravessamos um prado de lima, caminhando um pouco pelo estradão, para em seguida efetuar um corta mato até uma das torres eólicas, já perto do Talefe. Descemos pelo Fiupeiro, com uma ligeira brisa pelas costas, que aumentava a sensação de frio. A corta mato, que se revelou difícil na parte final devido à vegetação, fomos em direcção às Azevedas, com os prados murados, utilizando certamente, o material das moreias da zona glaciar da serra.

Nota : Quem não se sente confortável nos corta matos, não deve copiar o Track.
Percurso não sinalizado, levado a cabo no sentido dos ponteiros do relógio.

Cartografia - Folhas 44 e 58 do IGE - escala 1/25.000

PictographBridge Altitude 3,028 ft

travessia de linha de água - Regato da Chã da Caga

corta mato

estradão - atalho

fim do corta mato / estradão - atalho para o prado

antigo prado de lima

corta mato - início

corta mato

torre eólica - fim corta mato