Photo ofTrilho: Xertelo+Curral do Sargaço+Curral de Borrageiro II+Curral Quinas da Arrocela Photo ofTrilho: Xertelo+Curral do Sargaço+Curral de Borrageiro II+Curral Quinas da Arrocela Photo ofTrilho: Xertelo+Curral do Sargaço+Curral de Borrageiro II+Curral Quinas da Arrocela

June 1, 2020
May 2020

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Aqui está mais um trilho maravilha deste Gerês, que me surpreende sempre pela positiva.
Existem sempre lugares desconhecidos para explorar, e estes mais ao centro do Gerês profundo, são sempre espetaculares, pela beleza selvagem que denotam. Queriamos visitar os dois currais, o do Borrageiro 2 e o das Quinas da Arrocela, passando pelo curral do Sargaço e pelas minas. Conseguimos fazer o que queríamos, mas pagamos bem a factura do calor...!
Na ida, já no planalto das lagoas, optamos por seguir o trilho que nos leva a Cocões de Concelinho, que passa á direita da cabana do Marinho, e depois 500 metros á frente desviamo-nos para a esquerda e fomos ter a um pequeno colado aonde existe um pequeno carvalhal e o curral do Sargaço. Aí, descansamos 10 minutos e depois seguimos o trilho que vai ter ao Borrageiro 2, e na base dele, desviamo-nos para a esquerda e fizemos a meia encosta toda da corga das Mestras até ao curral do Borrageiro II. Daí fizemos outra vez a meia encosta adjacente, mas esta sempre a subir até encontrarmos o curral das Quinas da Arrocela, bastante bonito, circular com uma divisão a meio, parecido com o de Absedo por cima do vale do rio Homem. Na volta foi procurar não perder cota, e apanhar o trilho de volta ás Lagoas do Marinho, passando pelas minas do Borrageiro 2..., e de volta a Xertelo.
A parte final fizemos uma subida improvisada por baixo do fojo do lobo do Xertelo que nos deixou sem folgo...!
Foram 22,4 Km de distância real.
2400 calorias queimadas...!

Passagem do rio Cabril

• Photo of jcpazevedo
    jcpazevedo Jun 1, 2020

Excelente trilho, mas com este calor foi duro ...

• Photo of PQ@
    PQ@ Jun 1, 2020

Excelente

• danielcruz Jun 2, 2020

Trilho para homens de barba rija e mulheres de têmpera rija! O vezeireiro Custódio atribui nomes diferentes aos três currais.

• danielcruz Jun 4, 2020

Trilho para homens de barba rija e mulheres de têmpera rija! O vezeireiro Custódio atribui nomes diferentes aos três o currais. Os nomes que o vezeireiro nos disse foram os agora colocados. Outros pastores deram-lhes outros...

• Photo of ruizarb
    ruizarb May 2, 2022

Ótimo trilho. Não tivemos dificuldade em seguir o percurso que estava geralmente desimpedido. Fizemos umas alterações para ir a dois ou três pontos adicionais. Obrigado pela partilha!!