Trilho - Xertelo + ribeiro do Penedo + Castanheiro

Photo ofTrilho - Xertelo + ribeiro do Penedo + Castanheiro Photo ofTrilho - Xertelo + ribeiro do Penedo + Castanheiro Photo ofTrilho - Xertelo + ribeiro do Penedo + Castanheiro

September 16, 2019
September 2019

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Partindo do Xertelo e rompendo pela Chã da Suzana, atingimos o estradão florestal. Um caminho de pé posto, leva-nos até ao ribeiro do Penedo. Para atingir o nosso objetivo, temos de o atravessar, passando para a sua margem direita, onde se perfila o primeiro mariola, dos muitos que nos acompanharão nesta viagem. Pretendíamos visitar o curral da Volta da Cuba, que só é possível no Verão, quando os caudais são reduzidos. Por indicações recolhidas, sabia que este curral, se localizava no interior do acanhado mas bonito vale, não muito distante do local, onde a Ribeira das Negras faz um "S". A informação que recolhemos sobre o curral era muito pouca, pois só talvez os mais antigos, o devem ter utilizado, apesar dos vestígios evidentes, da passagem dos animais. Voltando ao percurso, o carreiro está mariolado e vai avançando pelo vale. Na margem esquerda, próximo da primeira travessia, está o curral do Pinhedo, com o seu típico abrigo. Até ao curral da Volta da Cuba, fazem-se mais três mudanças de margem. O caminhar vai sendo cada vez mais fácil, à medida que o vale se alarga. O forno do curral, está em ruínas apesar da zona de pastagem, ainda não ter sido invadida pela vegetação. Continuamos até ao local onde a linha de água faz um "S", atravessando-a pela última vez. Em vez de continuarmos para os currais da Matança ( são dois ), derivamos para o VG do Castanheiro, subindo a custo até ao topo. Retrocedemos, passando pelo curral de Baixo, continuando até ao Xertelo.

Cartografia - Folhas 44 ( Ruivães ) e 31( Outeiro ) do IGE - escala 1/25.000

Pontos interessantes:

- VG do Castanheiro , excelente miradouro e onde há vestígios de mineração.
- Currais da Volta da Cuba e de Baixo. O curral do Pinhedo localiza-se na margem
esquerda, sendo também visitável.
- Vale do ribeiro do Penedo e ribeira das Negras, o primeiro com os bosquetes de
pinheiros, quase todos de reduzido porte ( Pinus Sylvestris ).e pequenas lagoas.

Distância real percorrida - 16,1 km.