Trilho Xertelo aos Carris

September 14, 2014
September 2014

near Lapela, Vila Real (Portugal)

Desta vez decidimos visitar os Carris a partir do Xertelo. Trilho magnifico e Ancestral pois já vem assinalado nas Cartas Militares do ano 1949. Com paisagens simplesmente deslumbrantes, deixamos viatura em Chã de Suzana e seguimos em direção ao Espigão das Lamas de Pau, muitas Mariolas gigantes (simbolo de orientação dos pastores em tempo de tempestades e nevoeiro) de inicio e grande parte do trilho até ao Alto do Castanheiro, depois muito bem Mariolado mas com mais pequenas. Continuamos e fizemos um pequeno desvio para subir ao marco Geodesico do Castanheiro e apreciar beleza de 360º em nossa volta tudo parecia perfeito criado apenas para nossos gostos e nossa admiração, a beleza da Ribeira das Negras em baixo a nossos pés, Borrageiro, Capela de S. João no Alto, Rocalva e Roca Negra ao Longe, Alto de Cidadelhe, Aldeias de Paredes e Fiães do Rio, Salto do Lobo,....e tantos outros, Continuamos e ao descer para Curral da Matança fomos presentiados com a presença de um pequeno Corço que mal nos sentiu desatou a fugir com seus saltos tão caracteristicos que mais parecia uma bola pinchona, pois "eu" nem sabia se tirava foto ou apreciava momento, seguimos, contornamos Matança e chegamos ao Curral de Lamalonga, onde mais uma surpresa nos esperava talvez o maior fato presenciado por nós cerca de 80 Cabras Montesas com suas crias muitas mesmo e ali ficamos admirando tal encanto, muitas fotos e como estava na hora do tacho (almoço) decidimos subir até á Lavaria e Almoçar no alto com toda a Corga de Lamalonga á nossa frente, foi almoço divinal tal a grandiosidade a nossoa pés. Depois de almoçar subimos aos Carris para mais uma vez apreciar todo explendor que são os Carris. Como tempo passava e ainda queriamos conhecer as famosas mariolas da Lavaria, as guardiãs de Lamalonga super altas cerca de 3 metros de altura lá fomos uma maravilha estarmos ali tão perto, mais fotos e descemos até Lamalonga onde apanhamos antigo trilho até Xertelo, passando por Sesta de Lamalonga, Lage dos Bois e Lages dos Infernos, fomos visitar poço do Ribeiro do Penedo seguimos pelo carreiro da levada do Ribeiro e subimos a Chã da Suzana onde terminamos trilho.
Super fantastico, paisagens divinais e uma companhia maravilhosa a minha companheira de todos os trilhos a minha querida mulher.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

PictographWilderness hut Altitude 4,593 ft

Poço da Ribeira da Peneda

altura 860 m

• FM Machado Dec 14, 2014

Excelentes vistas e paisagens onde se pode ouvir o silêncio da natureza.
    Parabéns.
    P.S. Algo complicado de fazer com nevoeiro.
    Indispensável GPS.

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Jun 2, 2023

Muito fácil de seguir, paisagens soberbas.