Trilho Xertelo ao Pico da Nevosa

September 8, 2015
September 2015

near Lapela, Vila Real (Portugal)

Depois de umas merecidas e desejadas ferias pelo maravilhoso Alentejo estamos de volta onde nos sentimos bem "O nosso Gerês". Desta vez como a metereologia previa temperaturas amenas e boa visibilidade optamos por um trilho um pouco longo e nada melhor que visitar novamente Minas dos Carris e Pico da Nevosa. Deixa-mos viatura no Xertelo mais propriamente em Chã de Suzana junto à Mariola grande e desta vez decidimos iniciar trilho pelo Ribeiro do Penedo onde iniciamos subida entre Lajes dos Infernos e Laje dos Bois uma subida um pouco complicada pois trilho já não era visível e embora soubéssemos onde estávamos e para onde queríamos ir tentamos escolher o melhor caminho. Chegados ao cimo da montanha apanhamos trilho que vai da Lajes dos Infernos à Laje dos Bois, subimos ao cimo da Laje e daqui até Sesta de Lamalonga onde a paisagem muda simplesmente pois passamos de uma paisagem de Picos e Corgas para uma paisagem de Vales e Prados com Pitões lá longe, Salto do Lobo e Carris ao fundo em frente com Pico da Nevosa sempre a espreitar, Borrageiro à esquerda a controlar nosso trilho e a maravilhosa (para nós) Lamalonga que sempre me fascinou entre outros como Marco do Castanheiro, à direita, Fonte Fria etc. Continuamos trilho até Forno (abrigo) de Lamalonga onde mais uma vez avistamos um dos maiores fatos de Cabras Montesas tão perto e mesmo à nossa frente, contados por nós mais de 50 animais mas eram muitas mais, que maravilha e ali ficamos escondidos a apreciar tal beleza e o espanto foi de tal maneira que minutos antes de as avistarmos eu e minha mulher recordávamos aquele lugar porque em Setembro de 2014 no mesmo sitio tínhamos avistado o maior fato de Cabras Montesas algum dia avistado por nós (contadas pelas fotos mais de 80) e passado precisamente um ano a historia repete-se, não poderia ter sido melhor. Mas como tempo passava e a hora do almoço também lá tivemos de continuar e fomos almoçar no restaurante Lavaria em Salto do Lobo, no alto com vista sobre Lamalonga. Almoço tratado fomos á bica encher água para a tarde, pois ali é sempre fresquinha e continuamos pelos Carris , albufeira ou lagoa dos Carris até linha de fronteira (marco J 103) e daí subir até Pico da Nevosa com seus 1548 mts onde no seu topo a vista de 360º de pura beleza é qualquer coisa de fantastico, mesmo só lá estando se pode sentir o quanto de maravilhoso tem.
Como o tempo parecia voar descemos por Garganta das Negras até ao Curral das Negras onde fizemos uma pequena visita pois aquele tom rosa do chão é lindissimo e seguimos passando ao lado do Curral da Matança onde apreciamos mais um fato de Cabras Montesas este mais pequeno mais algumas fotos continuamos até ao Alto das Eiras contornando Castanheiro passamos pelo Curral de baixo onde apanhamos trilho até Chã de Suzana sempre acompanhados pelas enormes Mariolas caracteristicas deste local até inicio do trilho onde tínhamos deixado viatura.
Trilho super fantastico, paisagens divinais e uma companhia maravilhosa a minha companheira de todos os trilhos a minha querida mulher.

Obs. Neste trilho mais uma vez se pode ver como Montanha é imprevisivel .
Iniciamos trilho com céu limpo estivemos no cume do Pico da Nevosa apenas com algumas nuvens e quando chegamos ao Curral das Negras céu sobre a Nevosa ficou cinzento escuro com uma forte trovoada em apenas alguns minutos e também passados alguns minutos dissipou-se, é a montanha no seu melhor, nós é que temos de aprender a conhece-la e respeita-la.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Castanheiro

altura 1250 m

• Photo of Álvaro Rego Pinto
    Álvaro Rego Pinto Oct 13, 2015

Excelente, mais um bom trilho na programação.
    A informação da descrição é muito precisa e que facilita no terreno.
    Cumprimentos.

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Oct 13, 2015

Olá Alvaro, este trilho é excelente, já o fizemos de duas maneiras (esta e sentido contrario) e para mim esta é mais facil.
    Abraço
    Teixeira

• Photo of Tiago da Silva
    Tiago da Silva Jan 1, 2022

Fiz ontem está trilha com mais 3 companheiros de caminhada e um companheiro de 4 patas. Foi durinha especialmente para quem já não faz exercício há algum tempo.
    Quanto à experiência de calcorrear estes prados, picos e demais terrenos não há palavras. Paisagens simplesmente fantásticas de cortar a respiração (tantas vezes literalmente) :)
    Adorei. Hoje as pernas doem mas a alma está revitalizada.