Trilho - Vale do rio do Penedo, Lamalonga e Lage dos Bois ( serra do Gerês).

Photo ofTrilho - Vale do rio do Penedo, Lamalonga e Lage dos Bois ( serra do Gerês). Photo ofTrilho - Vale do rio do Penedo, Lamalonga e Lage dos Bois ( serra do Gerês). Photo ofTrilho - Vale do rio do Penedo, Lamalonga e Lage dos Bois ( serra do Gerês).

2099
June 25, 2020
June 2020

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Fomos de visita ao Gerês selvagem, o território que não está ao alcance da agitação e bulício, dos tradicionais frequentadores de fim de semana.
Partimos do lugar do Xertelo e fomos até à cabana do Curral do Pinhedo ( ou Penedo ?), onde o gado era entregue ao vezeiro. Não foi fácil lá chegar. O carreiro desapareceu debaixo da vegetação, apesar dos tímidos mariolas. Descemos ao curral e atravessamos o ribeiro , para a margem direita. É um trilho que só se pode fazer no Verão e percorrer este vale até um pouco acima do curral da Volta da Cuba, é cansativo.Como descobrimos uns mariolas a meia encosta, tentamos seguir por lá, na esperança que descessem àquele curral. Puro engano. Tivemos de descer para a margem, pois não conseguimos descobrir para onde iam.. Depois de passarmos o curral da V. da Cuba fomos progredindo até aos currais da Matança, atravessando a Ribeira das Negras, que alimenta o ribeiro do Penedo. Soube bem a paragem, pois o calor apertava. Depois de uma volta exploratória aos currais entre os da Matança e o da Lamalonga, fomos ver a nova placa do forno do curral da Lamalonga, com as coordenadas de georeferenciação ( se todos os abrigos tivessem coordenadas, os resgates deixavam de passat na TV?). Demos uma volta pelos currais e cabanas que há na Lamalonga, com o Daniel por cicerone, homem que conhece muito bem esta área da serra. Iniciamos o regresso passando pelo curral de Ruaz, mais à frente pelo da Lage dos Bois, atravessando de novo o ribeiro do Penedo, para a margem esquerda, rematando a caminhada no ponto de partida.

Cartografia - Folhas 44 ( Ruivães ) e 31 ( Outeiro )do IGE - escala 1/25.000

duração da marcha - 07H05min.
tempo de paragem - 01H35 min.
Distância real - 21,770 km.