Trilho - Subida à Sesta dos Chamiçais -

Photo ofTrilho - Subida à Sesta dos Chamiçais - Photo ofTrilho - Subida à Sesta dos Chamiçais - Photo ofTrilho - Subida à Sesta dos Chamiçais -

August 13, 2020
August 2020

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Para subir à Sesta dos Chamiçais, é preciso atravessar o amplo vale do ribeiro do Couce. território onde são mais evidentes os vestigíos glaciares, na serra do Gerês. A moreia mais alta, perto da base do Borrageiro, levou os geólogos a prever uma espessura máxima do glaciar na ordem dos 150 metros. A primeira parte da caminhada, a partir da travessia do ribeiro do Cabril até à Lagoa do Marinho ( há duas lagoas), é muito exigente. Durante o percurso, há 3 fontes, sendo a primeira perto da casa do Lago. Da crista dos Chamiçais até à Lamalonga, os mariolas são em menor quantidade, por vezes tímidos, mas há carreiro. A vista da crista é magnífica e abrangente, como em quase todas as rocas da serra.

Percursso extenso, no início com nevoeiro, com subida exigente até à Lagoa do Marinho. Passagem pelo vale do Couce, travessia do ribeiro do mesmo nome. A partir dos currais do Couce, começa a subida até ao topo dos Chamiçais. No regresso é necessário procurar o carreiro que vaui para a Lamalonga. Esta, foi atravessada para encurtar caminho, pelo que tivemos alguma luta com a vegetação. Sobe-se na direção da Lage dos Bois atravessando o curral de Ruaz. O carreiro está bem trilhado até à travessia do ribeiro do Penedo. Na margem esquerda, pode optar-se por um dos trilhos, que nos levam ao trilho da levada.

Distância real - 20,56 km

Cartografia - folhs 31 ( Outeiro ) e 44 ( Ruivães) do IGE - escala 1/25.000

Pontos com interesse:

- Vistas da Sesta dos Chamiçais.
- Currais da Lagoa, Couce e Lamalonga.
- Vestigíos do glaciar no Couce.
- Circo glaciar dos Cocões do Concelinho.
- antigas minas do Borrageiro.

Nota - Trilho não sinalizqdo, com zonas onde não há carreiros. Evitar copiar para o GPS, sem conhecer o terreno ou então, fazer-se acompanhar de pessoa experiente.

trav. Rib. Cabril

Lage Bois

Fonte Lobreiro

travessia

tomada de água levada do Xertelo