Photo ofTrilho - Srª. da Guia + B. Furado + B. Real + Chã do Sono + Pedrinho + Alto da Preguiça - Serra do Soajo Photo ofTrilho - Srª. da Guia + B. Furado + B. Real + Chã do Sono + Pedrinho + Alto da Preguiça - Serra do Soajo Photo ofTrilho - Srª. da Guia + B. Furado + B. Real + Chã do Sono + Pedrinho + Alto da Preguiça - Serra do Soajo

September 30, 2019
September 2019

near Branda da Aveleira, Viana do Castelo (Portugal)

Visita ao Pedrinho, a partir da Senhora da Guia, atalhando a partir da branda de Real. A montanha do Pedrinho, em terrenos da freguesia do Sistelo, com o seu VG de cerca de 5/6 metros de altura, é um dos locais na serra do Soajo, que proporciona excelentes incursões neste território serrano. Há porém, outros de maior altitude, como sejam, o Alto da Pedrada e o Alto da Serrinha.
Partimos muito perto da capela da Senhora da Guia, procurando a passagem das duas linhas de água, que são necessárias atravessar para atingirmos os Lameirões, terra arável, proveniente da movimentação do glaciar.
Ainda cheguei a atravessar a linha de água que denominam de "rio Vez ", a vau, pois não havia ponte. No Inverno, era normal, atingirmos a branda de Real, ainda com os pés gelados.Há quem chame a esta linha de água, a ribeira ou águas da Bragadela, tomando o nome de rio Vez, só depois da junção das tês ribeiras.
Passados os Lameirões, procura-se o carreiro para a branda de Real, a ficar cada vez mais fechado pela vegetação. Uma pequena paragem nesta branda, e iniciamos a trepada até à Chã do Sono, extensa zona aplanada, que permite o acesso à montanha do do Pedrinho.
Regressamos, caminhando na direção do Alto da Preguiça, com a sua superfície coberta com inúmeras cavidades circulares ( pias ou gnammas). É um excelente local para observar as moreias do glaciar. Continuamos até perto da cabeceira do ribeiro de Porta Cova. Belíssimo miradouro natural, para observar algumas das brandas que se posicionam, nas encostas ou perto das margens daquela ribeira. Terminamos, regressando à branda do Furado e subindo até ao local de partida.

Cartografia - Folha 9 do IGE ( Gavieira ) - escala 1/25.000
Distância real - 13,2 km.

Pontos com interesse.

1 . brandas por onde passamos.
Branda do Furado - branda de cultivo ( lugar de Porta Cova - freguesia do Sistelo).
Branda de Real - branda de cultivo ( lugar de Lordelo - freguesia de Cabreiro ).
Branda do " Pedrinho " - À falta de melhor informação, demos-lhe esse nome, mas
desconhecemos o verdadeiro - Branda de Gado.

2. - brandas que se avistam, perto das nas encostas que formam as margem da ribeira de
Porta Cova.
Branda das Gémeas - branda de cultivo ( Lugar de Padrão - Sistelo ).
Branda de Porta Cuco - branda de cultivo ( Lugar de Porta Cova - Sistelo ).
Branda de Balboa ( ou Balvoa ) - branda de cultivo ( Lugar de Porta Cova - Sistelo ).

3 . - Pedrinho.
Excelentes vistas para os píncaros serranos mais próximos - Bragadela, Colmadela,
Outeiro Maior ( com o ponto mais elevado da serra, no Alto da Pedrada ), Outeiro Alvo e
Penameda.

4. - Vale Glaciar do Alto Vez.
Moreias, blocos erráticos assentes em substrato xistoso, trazidos de montante.

5. - Fojos do Lobo de paredes convergentes.
Avistam-se dois. Na nossa frente ( Pedrinho) um dos muros do fojo de Cabreiro, no cabeço da Bragadela e o fojo da Fonte das Forcadas, no O. Maior ( Soajo).

PictographBridge Altitude 3,005 ft

ribeira da Aveleira

PictographBridge Altitude 2,995 ft

ponte sobre o " rio Vez "

fonte

zona de exploração do Volfrâmio

Alto Da Preguiça

Alto da Preguiça

Photo ofVista para a cabeceira da ribeira de P. Cova Photo ofVista para a cabeceira da ribeira de P. Cova Photo ofVista para a cabeceira da ribeira de P. Cova

Vista para a cabeceira da ribeira de P. Cova

Photo ofponto alto -vista para as brandas das Gémeas, Porta Cuco e Balboa. Photo ofponto alto -vista para as brandas das Gémeas, Porta Cuco e Balboa.

ponto alto -vista para as brandas das Gémeas, Porta Cuco e Balboa.

ponto alto - vista para as brandas das Gémea, Porta Cuco e Balboa.