Trilho Sistelo Passadiços do Rio Vez

Photo ofTrilho Sistelo Passadiços do Rio Vez Photo ofTrilho Sistelo Passadiços do Rio Vez Photo ofTrilho Sistelo Passadiços do Rio Vez

April 11, 2016
April 2016

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

Desta vez escolhemos o Pequeno Tibete para iniciar nosso trilho, mais propriamente a maravilhosa Aldeia de Sistelo na base da Serra da Peneda. Como o tempo se mostrava um pouco incerto optamos por não arriscar e escolher um trilho pratico e seguro e nada melhor que começar no Sistelo, seguir pelas margens do Rio Vez e seus Passadiços até à antiga Casa Florestal de Sobreira e regressar por Taborda para apreciar os socalcos que os antigos habitantes construiram para tornar esta terra produtiva e que lhe dão o nome de Pequeno Tibete Portugues e continuar caminho até ao Sistelo Novamente.
Nove horas e estávamos na maravilhosa aldeia do pequeno Tibete Português a Aldeia de Sistelo, uma volta pela linda aldeia visitamos antigo lavadouro,apreciamos antigo Castelo do Visconde de Sistelo as suas calçadas tipicamente Minhotas e descemos até à Ponte Oitocentista de duplo Arco de Sistelo onde atravessamos para a outra margem e seguimos caminho antigo sempre paralelo ao Rio Vez, passamos seus passadiços deliciámo-nos com suas quedas de agua apreciando a beleza natural do Rio e as suas maravilhosas margens, com os seus antigos moinhos infelizmente abandonados e degradados mas compensados pelas cores de rebentamento da Primavera e a sempre maravilhosa melodia do cantar dos passaros. Chegamos a Sobreira mais propriamente à antiga Casa do Guarda florestal onde aproveitamos para almoçar. Daqui subimos até Taborda uma antiga Branda com muitos Cortelhos ou Fornos como se chamam na Serra do Geres, quase todos desativados e infelizmente uma meia duzia deles à entrada de Taborda (meios cortelhos meios abrigos naturais cavados na rocha) são para deposito de lixo do respectivo lugar. Atravessamos Taborda por onde continuamos sempre em caminho antigo até encontrarmos novamente as margens do Rio Vez e seguir até ao Sistelo onde terminamos trilho.
OBs : é um trilho sempre feito em caminho antigo ou lageado, muito limpo e seguro mesmo com tempo humido e com umas paisagens deslumbrantes.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Aldeia de Sistelo

altura 240 m

• Sofia Sousa Aug 17, 2016

Foi lindo!
    Caso o trilho seja feito em dias quentes, recomendamos um fantástico banho refrescante na zona fluvial de lazer de Sistelo.

• Carla Fernandes Feb 8, 2017

Horas
    6 horas 7 minutos

Paisagens Lindissimas

• Photo of helderpinto
    helderpinto Aug 26, 2017

Parabéns pelo desenho do percurso. Muito bom! As primeiras centenas de metros da subida da casa do guarda da Sobreira em direção a Tabarca são um pouco difíceis de seguir, devido à ausência de um trilho sempre evidente. Na dúvida recomendo seguir pela estrada. Na zona da Tabarca, encontrei várias cancelas fechadas (que obviamente voltei a fechar depois de passar). Presumo que sejam só para impedir que o gado se afaste, mas por momentos pensei que estava a entrar em terreno privado.

• prof.fq.esct Sep 9, 2017

E entre Tabarca e Sistelo o trilho é evidente? No Google maps não dá para encontrar nenhuma ligação.

• Photo of helderpinto
    helderpinto Sep 9, 2017

Sim, a partir de Tabarca é quase sempre por calçada ou caminho florestal até à N202-2. Depois de atravessar a estrada, apanha-se logo o PR25 junto ao rio.

• Photo of Love mountains
    Love mountains Oct 23, 2017

Pena 30% do trilho estar negro e ainda cheirar a queimado... O incendio de 16 de Outubro na encosta de tabarca deixou a paisagem enlutada levou cabeças de gado e queimou duas habitações... de resto seria um dos melhores trilhos do Alto minho sem alguma dúvida... Por enquanto o ideal é ir e vir por a ecovia, porque a desilusão será grande, e não vejo outro caminho para não passar por ali.

• Photo of PT.Marcelo
    PT.Marcelo Nov 20, 2017

Trilha válida e de boa qualidade realizada em 19 de Novembro de 2017. Em boa maioria do percurso não existem marcações, pelo que o uso da aplicação é fundamental.

• Photo of Miguel_Azevedo
    Miguel_Azevedo Jan 10, 2018

Para os interessados deixo o link das casas para alugar em Sistelo totalmente equipadas. Mais informações: http://countryvillage.wixsite.com/northportugal/overview

• Photo of OrlandoMatos
    OrlandoMatos Mar 4, 2018

Boa tarde, gostava de saber se este trilho tem passagem por locais privados ou se o seu trajeto é sempre por locais públicos. Tenho um grupo para fazer este trilho e gostava de ter mais informações sobre o mesmo. Obrigado.

• Rui Pedro Maia Jul 9, 2018

Sem indicação, mas com GPS é mais fácil!

• pdmelo Sep 3, 2018

Percurso muito agradável e interessante.

• Photo of PuraNatura
    PuraNatura Jul 13, 2019

Local fantástico, um óptimo passeio...