Photo ofTrilho - Sirvozelo - Ribª. Dola - Alto Abelheira - Biduiças - Portela de Ramos ( serra do Gerês) Photo ofTrilho - Sirvozelo - Ribª. Dola - Alto Abelheira - Biduiças - Portela de Ramos ( serra do Gerês) Photo ofTrilho - Sirvozelo - Ribª. Dola - Alto Abelheira - Biduiças - Portela de Ramos ( serra do Gerês)

August 1, 2021
July 2021

near Sirvozelo, Vila Real (Portugal)

Percurso iniciado junto à barragem de Paradela, com travessia do ribeiro da Dola, e Ribeira da Pala Nova, na zona de confluência destas duas linhas de água. Segue-se uma esforçada subida até à base do Alto da Abelheira. Alguns mariolas antigos, denunciam carreiros que já o foram. Atravessamos o Corgo da Pala Nova junto ao segundo curral e descemos às Biduiças, regressando pela Portela de Ramos. Percurso, efetuado ao sabor do omproviso, depois da primeira travessia. Vento fonte vindo da raia seca, dificultou a marcha. A temperatura em Sirvozelo no início da marcha era de 10,5 ºC, muito estranho para a época que atravessamos.

Percurso não sinalizado, com alguns carreiros mariolados e outros sob densa vegetação.
Travessia das ribeiras só quando há pequenos caudais, estabilizados.
Cartografia - Folha 31 ( OUTEIRO - Montalegre ) - escala 1/25.000
Distância real - superior a 17 km.