Photo ofTRILHO SERRA DO MARÃO ( PR 6 + PADRÃO COMEMORATIVO CENTENÁRIOS DA PATRIA + TRAIL, UTM MARÃO 2023 - ANSIAÊS - AMARANTE Photo ofTRILHO SERRA DO MARÃO ( PR 6 + PADRÃO COMEMORATIVO CENTENÁRIOS DA PATRIA + TRAIL, UTM MARÃO 2023 - ANSIAÊS - AMARANTE Photo ofTRILHO SERRA DO MARÃO ( PR 6 + PADRÃO COMEMORATIVO CENTENÁRIOS DA PATRIA + TRAIL, UTM MARÃO 2023 - ANSIAÊS - AMARANTE

June 3, 2023
June 2023

near Anciães, Porto (Portugal)

Circular, cerca de 17 km ,marcações só nos troços com passagem do PR 6 (Rio Marão),restante NÃO MARCADO, caminhos a esta data com boa passagem, quase toral em caminhos, estradoēs florestais e alguns carreiros em terra e algum cascalho, asfalto um pouquinho no inicio e fim e no atravessamento da estrada municipal de acesso à Senhora da Serra. Com início/fim no Viveiro das trutas do Marão. Os troços coincidentes com o PR6 ,têm muita sombra,o restante é descoberto, o que nos meses com muito calor ou no Inverno com chuva,vento e neve,não aconselho a que sejam feitos,torna-se muito perigoso. O ideal é ser feito de manhã bem cedo ,trilho dificil,não pela distância, mas sim pelas subidas bem puxadinhas ,as quais exigem um esforço físico adicional, mas devagar tudo se faz. O percurso feito tem umas paisagens divinais, lá no alto onde se avista a Senhora da Serra, Vila Real, o vale da Campeã e Amarante. DESCRIÇÃO DO PERCURSO: Iniciei junto à E.N.15 ,no acesso para o Posto Aquicola do Torno (Viveiro das trutas do Marão),com amplo espaço para estacionar. Uns metros abaixo no acesso em asfalto o PR6 está logo ali,visita ao Viveiro das trutas, seguindo levada acima nesta data sem água. A próxima paragem é nas antigas Minas do Ramalhoso, as casas em ruinas e algumas pequenas cascatas,e logo mais acima ,2 fontes e o rio Ramalhoso ( Fonte colina do sol).Deixando o trilho Rio Marão (PR6),segui estradão florestal e depois estradão de corta fogo numa longa subida bem íngreme até chegar à E.M.em asfalto que liga o Alto de Espinho à Senhora da Serra. Depois de várias paragens para refrescar a boca,agora bem perto da Senhora da Serra e respirando o ar bem puro ,as vistas são magníficas ,e valeu bem todo o esforço. Mais uma subida ( não tão grande) chega-se ao destino desejado, o Alto da Freita,com as suas eólicas e o monumento dos anos da segunda guerra mundial de nome Padrão Comemorativo centenarios da Pátria ao lado da torre de vigia .Aqui o ponto mais alto nos 1333 metros. Daqui,agora no trilho do Trail do Marão de 2023,descendo por bom caminho, embora com muito cascalho até chegar novamente a estrda em asfalto (E.M.). Como tudo que desce,depois de passar um Colmeal, mais uma subida puxadinha,depois dos kms já feitos,mas as vistas da serra são mesmo um encanto. Chegando a um possível marco Geodésico, e daí para a frente é uma longa descida até atravessar novamente a estrada em asfalto ( E.M.),com os olhos postos ,bem no fundo a freguesia de Ansiães. Depois de atravessar a estrada em asfalto, continu-se a descer,por estradoēs e apanhando um corta fogo com descida íngreme chegamos ao traçado do PR6 .Agora entre árvores de bosque, no estradão florestal em terra,seguimos nos dois trilhos sempre juntos( PR6 e Trail Marão 2023),passando pela antiga casa do guarda florestal e ao lado das antigas instalações das Águas do Marão. Atravessando a E.N.15,seus fontanarios, descida entre arvores centenárias eo lado do Rio Marão, até chegar ao túnel do Marão. Passando mesmo ao lado do túnel continua-se sempre nos trilhos com toda a verdura e o som da água do tio .Na chegada de umas instalações do gado ,no Caminho dos Palheiros,deixei o PR 6 e trilho UTM Marâo 2023,e virhi à esquerda por um caminho acima até intercetar com outro estradão florestal bem largo e limpo que me levou até ao Viveiro das trutas e terminar assim o percurso em forma circular. NOTA FINAL: Valeu bem todo o esforço, paisagens fabolosas,os Viveiros das trutas, as minas do Ramalhoso com as cascatas, no Alto da Freita o Padrão dos Centenários da Pátria e torre de vigia,os bosques centenários do Rio Marão ,trilho do Pr6 em metade está limpissimo.

Inicio percurso estrada para os viveiros

Trilho Marão

Fonte natural e levada

Paisagens

Minas do Ramalhoso e cascata

Cascata sem água e ruínas das casas minas

Fonte colina do sol

Vistas sobre Amarante e caminho

Sra Serra

Interseção

Estrada em asfalto e paisagens

Panorama e pormenor caminho (subida)

Portal da Freita , descobrimos da Patria

Natureza e pormenor do caminho (Trail UTM2023 do Marão)

Natureza

Intersecção com estrada de asfalto, depois ao lado um carreiro

Colmeias e pormenor caminho

Pormenor caminho (subida)

Fim da subida, marcado Geodésico e caminho

Grande descida,pormenor caminho depois atravessar estrada em asfalto

Pousada de São Gonçalo e caminho

Intersecção com trilho do PR6 Rio Marão

Pormenor caminho e paisagens.

Rio Marão

Antiga casa de abrigo e pormenor caminho

Vale do rio Marão e túnel do Marão e pormenor caminho

Pormenor caminho

Fim do percurso

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jun 7, 2023

Trilho com muito bom aspeto que aproveitar grande parte do PR 6.
    É possível fazer o percurso de bicicleta?
    Obrigado pela informação

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Jun 7, 2023

Obrigado pela avaliação. A ideia deste trilho,foi realmente aproveitar o melhor do PR 6 e ir ao topo .Quanto a fazer o trilho de bicicleta, não acho viável, também tenho uma de montanha,mas não faria o trilho com ela. É complicado em alguns pequenos troços

A não ser que nesses pequenos troços, que tem muito cascalho,subidas íngremes ,e a levada ,como passagem ao lado do túnel,se altere por outros caminhos que não faltam por lá.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jun 8, 2023

Obrigado Fernando pela informação.