Trilho - Serra do Gerês - Prados da Biduiça - o sossego da serra

Photo ofTrilho - Serra do Gerês - Prados da Biduiça - o sossego da serra Photo ofTrilho - Serra do Gerês - Prados da Biduiça - o sossego da serra Photo ofTrilho - Serra do Gerês - Prados da Biduiça - o sossego da serra

May 4, 2014
May 2014

•   3.7 1 review

near Sela, Vila Real (Portugal)

Quem faz a travessia da serra no sentido P. Homem / Pitões passa-lhes por perto. Com um ar de notório abandono, eles aí estão no interior da serra, não muito longe da junção do ribeiro da Dola com o da Biduiça. Desafiei o meu companheiro de muitas jornadas de serra, a fazer-lhes uma visita. Planeamos a rota, mas depois do topónimo Picota, onde há uns muros que lembram um curral, alteramos o que tínhamos em mente, tentando encontrar o caminho de "pé posto" que sobe para Entre Caminhos, vindo da Portela de Ramos. A a ideia era observar a paisagem para os lados da barragem de Paradela, que é muito bonito. Encontramos o tal caminho, junto a um prado (?), continuando por ele até aos prados da Biduiça. Regressamos pelo vale da ribeira da Abelheira, até ao aqueduto da barragem de Paradela, onde se encontra a estrada asfaltada. Daqui continuamos até à travessia da ribeira de Cavadas, onde há muito silvado. Optamos por um local, mas a indicada - travessia 2 é a mais adequada para alturas de maior caudal. A subida até Cela é prolongada, mas o trilho tinha sido limpo. Por fim, atravessamos sem grande dificuldade a rib. de Cela Cavalos numa "pontela", já muito perto do local onde deixamos a viatura. Foi uma excelente jornada de montanha no dia 1 de Maio de 2014.

PICOTA

PONTELHA

pontelha

• sanne_cottaar Apr 1, 2015

Bits are off-trail so it takes a bit more effort to navigate (especially in the offline maps as of March 2015). Otherwise very pretty landscape with horses and mountain goats.