Photo ofTrilho - serra da Cabreira - Parada Velha +Chã do Gandas + Saltadouro + Jadelo + Chã da Arandosa + Alto da Serrinha JUL 2016 Photo ofTrilho - serra da Cabreira - Parada Velha +Chã do Gandas + Saltadouro + Jadelo + Chã da Arandosa + Alto da Serrinha JUL 2016 Photo ofTrilho - serra da Cabreira - Parada Velha +Chã do Gandas + Saltadouro + Jadelo + Chã da Arandosa + Alto da Serrinha JUL 2016

July 18, 2016
July 2016

near Taboadelo, Braga (Portugal)

Percurso pela serra da Cabreira, onde os trilhos estão a ficar esquecidos, devido aos estradões. Parte deles, estão cobertos pela urze ou carqueja, nas zonas por onde andamos. A ideia era conhecer o local da antiga branda agro-pastoril na Chã da Arandosa, a branda de S. Bento. A zona de pastagem é utilizada para o gado, embora noutros moldes, do que na época das brandas. As cabanas, pelo menos as três que conseguimos observar, estão em ruínas. Passamos por alguns bosques, que nesta serra são sempre bonitos, e foi o que nos valeu, com o calor que estava.
Partimos de Parada Velha, subindo até à Chã do Gandas, onde há várias mamoas. Continuamos pelo estradão florestal, abandonando-o para apanhar um trilho que lhe fica sobranceiro, cuja entrada está bastante fechada devido à vegetação. Continuamos por ele, até uma levada e daqui, até ao segundo bosque, fugindo ao trilho que está tapado pela vegetação. Continuamos a subir passando por um novo bosque, até atingir a cabana do Saltadouro. Descemos ao Jadelo, onde paramos. É um sítio frondoso, com muita sombra. Regressamos, caminhando na direção da Chã da Arandosa, continuamos pelo Alto Serrinha, parando na fonte da Chã do Gandas. Regressamos a P. Velha, por outro caminho, mas tem zonas a fechar, outras muito tomadas pela vegetação, e no final, é necessário passar por dois portões. É mais fácil regressar pelo caminho de ida, ou tomar o estradão que passa junto à Srª. da Orada.

Cartografia - Folha 58 ( Salto - Montalrgre) do IGE - escala 1/ 25 000.

Pontos de interesse - cabana do Saltadouro, bosques e a antiga branda de S. Bento, na Chã da Arandosa.

PictographTree Altitude 2,274 ft

bosque na Chã do Gandas

antiga casa da guarda florestal

levada

fonte

• Photo of PQ@
    PQ@ Jul 19, 2016

Mais um dia bem passado.