Trilho - Serra da Cabreira - Das Minas da Borralha à Lamalonga

Photo ofTrilho - Serra da Cabreira - Das Minas da Borralha à Lamalonga Photo ofTrilho - Serra da Cabreira - Das Minas da Borralha à Lamalonga Photo ofTrilho - Serra da Cabreira - Das Minas da Borralha à Lamalonga

February 1, 2023
January 2023

near Borralha, Vila Real (Portugal)

Pequeno percurso, não sinalizado, onde encontramos alguns troços dos trilhos oficiais desta zona da serra da Cabreira, entre as Minas da Borralha e o lugar de Lamalonga da freguesia de Campos. Partimos das Minas da Borralha e antes de descrever o percurso, há que falar delas.
O antigo couto mineiro da Borralha tinha 36 concessôes, que abrangiam as freguesias de Campos ( Vila Verde ), Salto e Venda Nova do concelho de Montalegre. Estas concessões abrangiam a exploração do Volfrâmio, do Estanho e ainda prata. Foram " descobertas " em 1902, por um engenheiro de nacionalidade francesa que as registou, e tiveram dois grandes períodos de inatividade - de 1944 a 46 e mais tarde de 1958 a 62, tendo sido encerradas definitivamente em 1986. O seu encerramento, deveu-se essencialmente à queda do preço do minério no mercado mundial. A galeria de exploração situava-se à profundidade de 210 metros, à qual se tinha acesso por escadas e mais tarde, por meio de elevador.
Da riqueza que gerou, uma pequeníssima parte ficou na região. Não admira que as populações façam frente à ameaça do Lítio, tanto mais, que não foram apenas os gravíssimos problemas sociais criados com o seu encerramento, e que nunca foram resolvidos. A contaminação dos solos e das águas também ficou a fazer parte desta triste história. O conjunto das minas e aldeia, guardam a história da labuta diária de cerca de 2.000 pessoas, que foram abandonadas às agruras da vida. Dispunham de posto da GNR , CTTs.,posto médico, refeitório, cinema e uma escola que ensinava também, a profissão de mineiro, entre outras valências. Ficaram como disse, o desemprego e os problemas ambientais. Havia ainda uma fundição para transformar o minério ferro tungsténio.
Partimos do parque de viaturas, perto do restaurante e fomos acompanhando a ribeira de Amiar até às escombreiras, passando perto da Lavaria e casa dos compressores. Viramos à esquerda, acompanhando a " conduta " por onde passa a água para a lavaria. Mais adiante vamos abandoná-la, para progredir pelos caminhos rurais que nos levam a um magnìfico local, com vistas belíssimas para a barragem de Venda Nova e serra do Gerês, identificado na carta militar com a designação de Cabanas. Continuamos para a Lamalonga, através de um carreiro com muita vegetação. É de evitar, apontando a Linharelhos e daqui para a Lamalonga. Depois do fono comunitários procuramos os caminhos que acompanham o Rio da Laje, passamos pela ponte de Castelões e continuamos até à pequena barragem onde tem início a conduta para a Lavaria das minas da Borralha. A partir daqui, iniciamos a descida para o ponto de partida, evitando Caniçó.

Cartografia - Folha 44 - ( RUIVÃES - Vieira do Minho ) - escala 1/25.000

PictographBridge Altitude 2,385 ft

ponte

Ribeira de Amiar

PictographBridge Altitude 2,408 ft

ponte e levada

ponte e levada para a Lavaria do minério

Cabanas

Miradouro

vistas para a barragem da V. Nova a partir dos campos de Linharelhos

início caminho com vegetação

atalho com vegetação - a evitar, seguir por Linharelhos

carreirio

A evitar. Carreiro com rochas e vegetação.

Fim do corta mato

O caminho é mais ao lado

Lamalonga

aldeamentos de extensos lameiros.

forno comunitário de Lamalonga

forno comunitário

PictographBridge Altitude 2,661 ft

ponte de Castelões

ponte de Castelões sobre o rio da Laje

PictographLake Altitude 2,717 ft

barragem

PictographMine Altitude 0 ft
Photo ofPonto de Partida - Minas da Borralha Photo ofPonto de Partida - Minas da Borralha Photo ofPonto de Partida - Minas da Borralha