Trilho Rio da Mula, Pedra Amarela / Sintra

Photo ofTrilho Rio da Mula, Pedra Amarela / Sintra Photo ofTrilho Rio da Mula, Pedra Amarela / Sintra Photo ofTrilho Rio da Mula, Pedra Amarela / Sintra

December 24, 2017
December 2017

near Penha Longa, Lisboa (Portugal)

Um agradável passeio de véspera de Natal! Pena foi o tempo estar cinzentão, desagradável, e nada amigo para boas fotos... Ainda assim, as paisagens, a imensa floresta que nos abraça, os trilhos fechados, e a magia desta parte sul da Serra de Sintra, deixa adivinhar um fabuloso percurso para dias mais brilhantes...
Iniciamos o passeio junto à Barragem do Rio da Mula, um rio com apenas 10 Kms que nasce na Serra de Sintra e que tem em Cascais a sua foz, e que se transforma num fabuloso lago artificial, neste reservatório que abastece todo o Concelho dessa cidade...
Começamos por caminhar junto à margem esquerda, até o lago se transformar numa pequena linha de agua que corre vertente abaixo, pelo meio de uma imensa floresta...
Junto à linha de agua, fomos subindo por um trilho, por vezes fechado, e muito interessante, sempre a subir até à estrada N247.3, com acesso ao Convento dos Capuchos... Infelizmente não chegamos junto do Convento para tirar umas fotos exteriores, porque tinha de se pagar para entrar na propriedade, assim, seguimos ao longo de um pequeno "aqueduto", que nos levou a um caminho de terra batida até ao Alto da Memoria, local onde em 1966 morreram 25 soldados no combate a um grande incêndio...
Após um momento de pausa, porque até aqui é sempre a subir, fomos ao encontro do Tholos do Monge, uma sepultura colectiva megalítica localizada num dos pontos mais altos da caminhada...
Depois, preferimos descer a serra por um trilho utilizado pelos amantes de BTT, embora pudéssemos ter utilizado o caminho de terra batida, mas pela "pista" de BTT foi mais interessante, cruzando uma densa floresta exótica, com uma vegetação única ... E assim chegamos à Pedra Amarela... É aqui, junto ao marco geodésico da Pedra Amarela, que desfrutamos de uma paisagem de cortar a respiração, recordo que infelizmente o tempo estava muito nublado, cinzento, mas ainda assim, a paisagem é maravilhosa, motivo para uma "longa" paragem...
A partir daqui, é o regresso ao ponto de partida, sempre a descer por caminho de terra batida bem largo e tranquilo... De salientar que em algumas partes do percurso fomos cruzando com algumas marcações do PR6 SNT e do PR1 CSC que em alguns pontos fazem parte do mesmo trilho... De referir também a quantidade elevada de caminhantes e praticantes de desporto ao ar livre que fomos encontrando ao longo do percurso... Finalizo referenciando este percurso como dificuldade fácil, talvez o inicio seja um pouco mais difícil, pois são uns 4 a 5 Kms sempre em subida, mas depois é tranquilo e maravilhoso...
Prometemos voltar, talvez num dia mais brilhante...
Até lá, boas caminhadas, e já agora, Feliz Natal

• davidkoelhopb Aug 13, 2018

Fiz o percurso em sentido contrário ,gostei bastante do percurso,a vista deve ser espetacular,mas estava nevoeiro serrado.

• Photo of elgranunez
    elgranunez Dec 3, 2018

Trilho com alguma inclinação mas que se consegue ultrapassar com tempo "fresco". Aconselho o trilho no sentido sugerido porque o sentido contrário obriga a fazer a parte mais técnica em subida.
    Bem sinalizado e com vistas deslumbrantes (acredito que estejam lá por trás do nevoeiro).

• Photo of Luis P.83
    Luis P.83 Oct 4, 2020

Vistas expectaculares. trilho bem sinalizado.