Photo ofTRILHO PORTO À VISTA E TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO PORTO À VISTA E TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO PORTO À VISTA E TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

March 9, 2021
March 2021

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).

TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…

DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
TRILHO PORTO À VISTA E DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS

O trilho realizado tem inicio na Aldeia de Couce e percorre a encosta sul da Serra de Santa Justa. Trata-se de um percurso circular que resulta da junção de dois percursos: Trilho Porto à Vista e Trilho da Ribeira de Silveirinhos. Ao longo do percurso as margens da Ribeira de Silveirinhos convidam a um contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporcionam uma excelente perspetiva do território envolvente com destaque para a cidade do Porto. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Iniciamos o trilho na Aldeia de Couce, em Valongo. É uma aldeia típica, localizada entre a Serra de Santa Justa e a Serra de Pias, toda em pedra, desde o piso das ruas até às paredes das casas. Junto à aldeia, na Rua de Couce, existe um estacionamento para meia dúzia de carros.

O percurso segue por uns escassos metros a Rua de Couce até intersetar à esquerda um amplo caminho florestal orientado a Sul, que posteriormente começa a rodar a Norte… Deste local, à nossa esquerda, a paisagem é sublime! Tendo como pano de fundo a Serra de Pias, pode-se observar o Panorama do Rio Ferreira.

Agora o caminho entra uma área que está a ser reflorestada até atingir um planalto onde temos a primeira Panorâmica da Capela da Santa Justa, nosso objetivo. Enquanto seguimos pela cumeada, as vistas proporcionam uma excelente perspetiva do território envolvente. Saímos do caminho florestal para subir a um pequeno rochedo onde fizemos a pausa para o reforço da manhã, naquilo que chamamos de Miradouro Natural. A paisagem é sublime...

Já com as forças restabelecidas voltamos ao trilho para a subida final até ao Posto de Vigia da Serra da Santa Justa, ponto mais alto do percurso. A subida é íngreme, mas é fácil de concretizar se se mantiver um ritmo calmo, mas constante. O percurso segue em direção ao Marco Geodésico da Santa Justa, sendo necessário um pequeno desvio do caminho para o visitar. As vistas sobre a cidade do Porto são magnificas… “Porto à Vista”!

O percurso segue até à Capela de São Sabino, protetor dos deficientes. De planta retangular, nave única, telhado de duas águas com cruz no vértice. Esta capela, a primitiva dedicada a Santa Justa, foi edificada no séc. XI e sofreu restauro e ampliação em 1870. Em 1998 foi requalificada e dedicada a S. Sabino.

Um pouco mais acima, localizada no topo da serra, temos a Capela de Santa Justa, datada de 1936. Possui planta retangular, nave única, telhado de duas águas, rematados por pináculos boleados. A fachada principal tem nártex de onde nasce a torre sineira quadrangular, coberta por telhado piramidal, encimado por esfera e cruz. A torre assenta em colunas dóricas, em betão, e nela abre-se uma fresta e as aberturas para os sinos.

Depois de uma breve pausa seguimos por uns escassos metros a rua até intersetar à nossa frente um amplo caminho florestal orientado a Norte para, pouco depois, cortar à esquerda e seguir um caminho de pé posto que vai descendo a encosta, ora à esquerda, ora à direita e rodar a Sul para intersetar a EN209, onde encontramos umas Alminhas.

Ao intersetar a estrada seguimos novamente por caminho florestal que vai descendo para Sul ao encontro da Ribeira de Silveirinhos. Agora o percurso acompanha a ribeira, umas vezes na margem direita, outras na margem esquerda, ora por amplo caminho florestal, ora por caminho de pé posto. À medida que progredimos começou-se a notar a existência de várias escorrências de águas férreas provenientes das antigas explorações mineiras, existentes na margem direita. Estas escorrências levam a que a água adquira uma tonalidade laranja.

Este trilho de pé posto desemboca no Caminho do Andrés, outro caminho florestal, que seguimos até intersetar a Rua do Maninho e logo de seguida a Rua de Couce, onde temos um sublime Panorama do Rio Ferreira

Agora, seguimos pela Rua de Couce, caminho de terra que acompanha a margem direita do Rio Ferreira, passamos pela Fraga Lisa (local bem conhecido dos amantes da escalada) e pouco depois estamos na aldeia de Couce, ponto de inicio e fim deste trilho.

FICHA TÉCNICA
Realização: 6 de março de 2021
Percurso: Aldeia de Couce - Capela de Santa Justa - Ribeira de Silveirinhos - Aldeia de Couce
Distancia: 14,3 km

TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

INICIO TRILHO PORTO À VISTA

PANORAMA RIO FERREIRA

PANORÂMICA CAPELA SANTA JUSTA

MIRADOURO NATURAL

SERRA SANTA JUSTA (POSTO VIGIA)

MARCO GEODÉSICO STA JUSTA

CAPELA S. SABINO

CAPELA SANTA JUSTA

Photo ofFIM TRILHO PORTO À VISTA (ESTACIONAMENTO) Photo ofFIM TRILHO PORTO À VISTA (ESTACIONAMENTO) Photo ofFIM TRILHO PORTO À VISTA (ESTACIONAMENTO)

FIM TRILHO PORTO À VISTA (ESTACIONAMENTO)

Photo ofINICIO TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO) Photo ofINICIO TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO) Photo ofINICIO TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO)

INICIO TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO)

ALMINHAS

RIBEIRA DE SILVEIRINHOS

CAMINHO DO ANDRÉS

RUA DO MANINHO

PANORAMA RIO FERREIRA

Photo ofFIM PR TRILHO RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO) Photo ofFIM PR TRILHO RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO) Photo ofFIM PR TRILHO RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO)

FIM PR TRILHO RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (ESTACIONAMENTO)

FRAGA LISA

ALDEIA COUCE

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 31, 2021

Aconselho realizar estes dois trilhos seguidos (Trilho Porto à Vista e Trilho da Ribeira de Silveirinhos), assim como esta descrito, fica mais diversificado e circular.

Caminhantes May 31, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.

• Photo of Capture.Lover
    Capture.Lover Jun 9, 2021

Olá. Este trilho, feito nesta altura de calor, é aconselhável? Ou tem muitas zonas de sombra perto do rio? Obrigado

Caminhantes Jun 10, 2021

O trilho Porto à Vista tem muita exposição solar. O trilho da Ribeira de Silveirinhos tem bastante sombra. Boas caminhadas.

• Photo of Carlos Batalha
    Carlos Batalha Aug 14, 2021

Muito obrigado Caminhantes pelas excelentes indicações e sugestão destes dois trilhos que se complementam na perfeição: o PR4 Porto à Vista mais exigente e exposto ao sol e o PR5 - Trilho de Silveirinhos , nesta orientação, quase sempre a descer, com muita sombra e refrescante junto à Ribeira. Gostei tb da Fraga Lisa no Final! Um abraço e obrigado pelo vosso excelente trabalho!

Caminhantes Aug 14, 2021

Olá Carlos Batalha!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. O prazer também está na partilha.
    Saudações.

• Photo of rafapaiva
    rafapaiva Sep 11, 2021

muita caminhada acompanhado com uma boa vista

Caminhantes Sep 11, 2021

Olá Alexandre Nascimento
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.