Trilho : Portela do Homem + Cocões de Concelinho

Photo ofTrilho : Portela do Homem + Cocões de Concelinho Photo ofTrilho : Portela do Homem + Cocões de Concelinho Photo ofTrilho : Portela do Homem + Cocões de Concelinho

November 8, 2017
November 2017

•   5 2 Reviews

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Viewed 1995 times, downloaded 49 times

O objectivo deste percurso foi descobrir uma passagem boa e rápida para o planalto do Madorno a partir do estradão dos Carris, e depois daí, poder visitar qualquer ponto conhecido nas redondezas sem ir á ponte das Abrótegas, e os pontos por nós escolhidos foram: os Outeiros do Pássaro 1 e 2, e a seguir a maravilha da natureza, Cocões de Concelinho. A chuva inesperada estragou-nos os planos..., a passagem..., descobrimo-la, e ela não é a que fica junto á ponte das Águas Chocas, essa já é conhecida, é uns 80/100m antes! A passagem é relativamente fácil de se fazer, e quando damos por nós estamos no planalto do Madorno sem muito esforço, e deparamos logo com uma paisagem soberba com todos os pontos já nossos conhecidos a 360º. Fica-se com uma vista do Cabeço do Madorno espetacular! A verdade que até a nós nos pareceu fácil demais, porque dali em 15 minutos estávamos num dos rebordos de Cocões, que foi quando a chuva apareceu e nos obrigou a entocar numa proteção rochosa esperando que ela passasse. Quando o tempo melhorou um pouco, aproveitamos para tirar umas fotos a Cocões e já não visitamos o Outeiro do Pássaro 1, e fomos logo direitos ao 2, sem passar pelos currais das Lamas de Homem, e depois directos á ponte das Abrótegas, porque entretanto o tempo piorou outra vez...! Foi um percurso, pese embora não termos feito o que queríamos, muito bonito, e que nos tirou muitas dúvidas no cortar do caminho para a zona da Cidadelhe e não só. Mais uma vez alerto os utilizadores do Wikiloc.com, que esta é uma plataforma gratuita de trilhos e percursos, que está disponível para todo o Mundo e como tal é uma "partilha de conhecimentos" de montanha. Esta chamada de atenção é para determinadas personagens, que aqui vêm "sacar" trilhos, mas não partilham os que fazem...! Se todos fossemos assim, ainda hoje vivíamos na idade da pedra...! A montanha é de todos e por isso devíamos ser mais "amigos e solidários".
Para quem quiser saber mais um pouco:
Circo glaciário de Cocões de Concelinho No Quaternário, mais precisamente no Plistocénico (há cerca de 1.8 Ma a 10 000 anos), ocorreram importantes variações climáticas à escala do globo que se caracterizaram pela alternância de períodos glaciários (muito frios) e interglaciários, com glaciações a atingirem, inclusivamente, as latitudes médias. Embora sejam poucas as formas claramente glaciárias, nas serras da Peneda e do Gerês foram identificados vestígios dessas glaciações, dos quais merecem especial destaque os do Alto Vale do Vez e zona de Cocões de Concelinho - Lagoa do Marinho (vales com perfil em U; moreias; circos glaciários; superfícies de granito polidas, estriadas e com sulcos; depósitos glaciários).

Miradouro

PictographGeocache Altitude 4,691 ft

Estação Meteorologica

Miradouro de Cocões.

Miradouro

Outeiro do Pássaro 2.

• Photo of TRUKA
    TRUKA Nov 9, 2017

Excelente ideia, o acesso rápido à zona aplanada, nas redondezas do cabeço do Madorno. Vistas soberbas!

• Photo of José borges mts
    José borges mts Jun 19, 2018

Fantástica explicação e Martinha de informação. Mostras amor á montanha e em especial Gerês. Parabéns. Infelizmente não conheço fogões. Mas agora.... Estou ainda mais curioso. Se lá voltares, terás mais um companheiro. Abraço. J. Moreira moreira.jose4@gmail.com