Photo ofTrilho - Portela de Pitões+Penedos da Pizarra+curral de Iribo+Fraga da Cavada+As Gralleiras+Fraga da Brazalite Fev. 2017 Photo ofTrilho - Portela de Pitões+Penedos da Pizarra+curral de Iribo+Fraga da Cavada+As Gralleiras+Fraga da Brazalite Fev. 2017 Photo ofTrilho - Portela de Pitões+Penedos da Pizarra+curral de Iribo+Fraga da Cavada+As Gralleiras+Fraga da Brazalite Fev. 2017

February 20, 2017
February 2017

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Foi uma marcha abençoada por S. Pedro, onde houve de tudo - chuva, nevoeiro, granizo e pequenos nevões. Esta zona da raia, tem geoformas muito típicas, além de pequenos bosques de carvalho negral. de rara beleza e magníficas paisagens, para quem se atreve a subir, aos pontos mais elevados.
Partimos da portela de Pitões seguindo para a base dos Penedos da Pizarra, com o alto do Pisco e a Mourela à nossa direita. A partir daquela massa granítica, o trilho desce até ao Ribeiro da Ponte, indo ao encontro de um belíssimo bosque, onde se abriga o curral de Iribo. A travessia do ribeiro da Ponte, faz-se numa minúscula ponte, que liga um vale fechado. A partir daqui, seguimos para a nossa esquerda, à procura da Fraga da Cavada, subindo o planalto da Barxa e passando pelos Penedos de Maromba. O trilho está debaixo da urze, pelo que será melhor subir junto à cumeada. Da Fraga da Cavada, onde paramos para almoçar, continuamos para As Gralleiras, subindo até ao ponto alto, que o bom senso, recomendava, em função do que chovia. As cabras, abrigavam-se numa das plataformas do enrocamento, também elas, à procura de um porto seguro !!! Procurou-se então o melhor caminho para a Brazalite, fugindo às lages molhadas. Subiu-se quase ao topo, ou seja até onde foi possível, em segurança, abandonando-a, quando um pequeno nevão apareceu. A partir da Brazalite, descemos até ao rio dos Fornos, passando por Norte da Fraga da Espinheira. Depois de escolhermos o local da travessia, continuamos até à Portela de Pitões, onde novo nevão nos fez companhia, desta vez com maior intensidade.

Cartografia - Folha 18 do IGE - Escala 1/25.000
Percurso adequado para o Verão.

base dos Penedos da Pizarra

trav. rio dos Fornos

• Photo of PQ@
    PQ@ Feb 20, 2017

Muito bom, temos de lá voltar.