Trilho : Portela de Pitões+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Gralleiras+Brazalite

Photo ofTrilho : Portela de Pitões+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Gralleiras+Brazalite Photo ofTrilho : Portela de Pitões+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Gralleiras+Brazalite Photo ofTrilho : Portela de Pitões+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Gralleiras+Brazalite

February 18, 2017
February 2017

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Mais uma rota aberta para um trekking de sonho, apesar do tempo não ter ajudado. Partida de Portela de Pitões mais conhecida pelos " 7 Caminhos ", e fomos em direção a Espanha, passando pelo Penedo da Pizarra, a seguir encontramos o curral de Iribo, num bosque lindíssimo. Passamos a ponte pequenina que encontramos e subimos a encosta até apanharmos o planalto de A Barxa, aí procuramos caminho para visitarmos os bonitos Penedos de Maromba. Seguimos em frente sempre a subir e fomos repor energias á Fraga da Cavada, lindíssima com passagem de um lado para o outro, e com uma paisagem de sonho. Depois das energias repostas, subimos ainda mais em direção ás Gralleiras onde apreciamos as paisagens em redor do cimo de um deles. A seguir descemos e tiramos um azimute á Brazalite e lá fomos nós até á sua fraga aonde nos deliciamos com a paisagem em redor. Entretanto a neve fez a sua aparição com uma intensidade razoável, o que nos obrigou a acelerar o passo, para passar o ribeiro dos Fornos, mais abaixo para conseguirmos fazer a parte final do trilho em boas condições, o que não conseguimos! Na zona de Cernella caiu outro nevão ainda mais forte, mas já estávamos a 500 metros dos carros..., conseguindo terminar em beleza...!
É um trilho recomendado para um dia de primavera ou verão, não é grande, é moderado e tem paisagens que só lá!
13.8 Km de distância real.

Passagem Ribeiro

Passagem de ribeiro

• Photo of TRUKA
    TRUKA Feb 20, 2017

Percurso com paisagens, " rocas " para subir ao topo, sem ajuda de escalador ... , travessia de ribeiros e carvalhais fabulosos !!!

• Photo of PQ@
    PQ@ Feb 20, 2017

Magnifico trilho, parabéns.

• Photo of Alvaro Oliveira
    Alvaro Oliveira Feb 19, 2018

Muito bonita e até fácil de seguir, mas ao sair dos trilhos existentes é corta Mato, sendo por isso difícil e algo complicada para os menos experientes e treinados.

• hans welling Aug 22, 2020

Lindissimo mas ha Partes que é praticamente a corta mato. Foi 7horas ...