Photo ofTrilho - Pitões + P. Lage + Curral da Tulha + Fojo + Castelo + Pitões ( serra do Gerês ). Photo ofTrilho - Pitões + P. Lage + Curral da Tulha + Fojo + Castelo + Pitões ( serra do Gerês ). Photo ofTrilho - Pitões + P. Lage + Curral da Tulha + Fojo + Castelo + Pitões ( serra do Gerês ).

6 hours one minute
May 6, 2019
May 2019

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

A jornada começou cedo, aproveitando um belo dia, que ia ganhando forma, à medida que os ponteiros do relógio avançavam. O objectivo era visitar o carvalhal da Tulha, onde se alojava o curral e o seu forno. Aproveitou a boleia, um indígena de quatro patas, que nos acompanhou durante o percurso, recusando ajuda nas travessias dos ribeiros ou nas trepadas ao cabeços mais íngremes. Pouco exigente na comida, avesso a festas, mostrou conhecer a serra melhor do que ninguém!
Partimos do parque de merendas da aldeia de Pitões das Júnias, descendo até à ponte sobre o ribeiro das Aveleiras, observando os cotos da cumeada que se perfila para N e NW, bem como a imaginária linha de fronteira. Continuamos até ao carvalhal do Porto da Laje, onde se prolonga a festa do S. João da Fraga, no parque de merendas, junto ao caminho. Descemos então até às poldras do ribeiro do Penedo, que atravessamos, e continuamos pelo caminho para a capela. Num cruzamento de carreiros, derivamos para o curral de Rebolo da Porca, com o seu forno e placa com as respetivas coordenadas. No carvalhal que alberga o curral, há ainda vestígios de uma cabana, que me pareceu ser de falsa cúpula. Um pouco antes de entrarmos no primeiro bosque de carvalho negral, pode observar-se ao longe uma sequência de carvalhais, só agora a ganhar folha devido à altitude. Magnífica paisagem, de carvalhais seculares, como o do Fosso, e mais à frente o da Tulha, na corga com o mesmo nome, bem como o do Teixo. Depois deste primeiro curral, há que atravessar algumas linhas de água até chegar ao curral da Tulha. Como nãs conhecíamos a posição da cabana, andamos a procurar, porque não seguimos as "indicações" do canídeo! Este forno não tem placa com as coordenadas e o frondoso carvalhal, apresenta vestígeos de um recente incêndio. Prosseguimos a jornada pelo carreiro a meia encosta e depois junto à Corga da Tulha, até ao curral de Vergaças, onde está um forno bem arranjado e georreferenciado. protegido pelo cabeço do Fitoiro. Foi o local escoilhido para almoço.
Seguiu-se a visita ao Fojo de Pitões , que é um fojo da cabrita, como o vizinho de Parada de Outeiro, no caminho para o carvalhal do Beredo. Regressamos ao Porto da Lage e derivamos para os vestígios da Aldeia Velha de Juriz, subindo ao Castelo, que é um magnífico miradouro. Para evitar o regresso pelo mesmo caminho, descobriu-se um atalho para a aldeia, que é magnífico e entronca com o caminho para o bosque das Fadas.

Cartografia - folhas 18 ( Pitões ) e 31 ( Outeiro ) do IGE - escala 1/ 25 000.

Pontos de interesse.

- Os carvalhais ( carvalho negral ).
- Currais - Rebolo da Porca, da Tulha e Vergaças e respetivos fornos ( abrigos
pastoris).
- Fojo do lobo de Pitões ( tipo fojo da cabrita ).
- Castelo e vestígios da Aldeia Velha de Juriz.
- Cascata, junto à ponte de Pereira.

PictographBridge Altitude 3,022 ft

PictographTree Altitude 3,510 ft

Carvalhal

PictographTree Altitude 3,533 ft
Photo ofcarvalhal da Tulha + Corga da Tulha Photo ofcarvalhal da Tulha + Corga da Tulha Photo ofcarvalhal da Tulha + Corga da Tulha