Trilho : Pitões das Júnias + Fraga de Paúl

Photo ofTrilho : Pitões das Júnias + Fraga de Paúl Photo ofTrilho : Pitões das Júnias + Fraga de Paúl Photo ofTrilho : Pitões das Júnias + Fraga de Paúl

June 25, 2019
June 2019

•   5 2 Reviews

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Desta vez fomos visitar a Fraga de Paúl por um trajecto pouco habitual, porque queríamos ver uns currais que existem naquela zona, muito pouco frequentados, mas muito "falados".
Depois de uma conversa com o nosso mentor "Truka", foi só estudar o percurso e pés ao caminho. Depois das ruínas da cabana do Gaiáz, subimos a colina mesmo em frente por um trilho já bem fechado nos primeiros 100 metros mas que depois abre e fica muito bom de se fazer. Julgo eu que iniciamos a procura desse trilho, um pouco acima demais, acerca de 30 metros, devíamos ter começado um pouco mais abaixo o início, aqui fica a deixa…!
Os currais que fomos encontrando…, três..., são espetaculares, com bom pasto, protegidos, e com água…!
Tentamos fazer a aproximação á F. Paúl pela direita, e depois contorna-la por trás e subir, mas encontramos o acesso muito fechado e optamos por subir e descer pela esquerda, e fizemo-lo sem problemas de maior. As vistas lá de cima são espetaculares, e deu para estudar bem a zona lá de cima…!
O regresso foi feito por uma zona um pouco difícil, porque eu julguei, mal, que pelo lado contrário seria mais difícil…, mas não, não é, é sim um pouco mais longo o trilho, mais 2,5 Km, mas que se faz bem. Depois da São João da Fraga, foi seguir o trilho já conhecido de volta a Pitões.
16,1 Km de distância real.

PictographRuins Altitude 3,358 ft

Cabana do Gaiáz

Passagem ribeiro

Curral de Vergadas

Curral

Fraga do Paul, 1327 M

• Photo of PQ@
    PQ@ Jun 25, 2019

A fraga do Paúl é um excelente miradouro.

• Photo of TRUKA
    TRUKA Jun 26, 2019

Nunca tinha estado no topo da Frafa do Paul, nem na base. É mais um bocadinho do Gerês que fico a conhecer.
    A subida desde a casa do pastor Gaiãis até à base e o troço de regresso desde a base da fraga até ao carvalhal a W do cabeço de S. João da Fraga, deixaram-me sem calos. Muito obrigado... Abraço do TRUKA

• Photo of carlos_oLobo_Tímido
    carlos_oLobo_Tímido Sep 2, 2023

Sempre as "máquinas" humanas da equipa do Mestre Truka em acção ! E é vê-las oleadas !
    O Makca «distribui jogo» no aperto da vitória. É isso, Makca ?

com carinho e gratidão (a Truka especial/ por me aturar; verdade, Truka ?) pelo v/ partilhar

abraço envolvente de Montanha
    carlos_Encarnação, Porto

• Photo of Makca
    Makca Sep 2, 2023

Da minha parte Carlos um grande obrigado! 🤟👍 Bons trekkings

• Photo of fsoares81
    fsoares81 Jan 8, 2024

Obrigada Makca.
    Fizemos ontem este trilho.