Trilho Pitões das Junias ao Cume de Brazalite e Capela S. João da Fraga

Photo ofTrilho Pitões das Junias ao Cume de Brazalite e Capela S. João da Fraga Photo ofTrilho Pitões das Junias ao Cume de Brazalite e Capela S. João da Fraga Photo ofTrilho Pitões das Junias ao Cume de Brazalite e Capela S. João da Fraga

July 29, 2015
July 2015

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Sabado de Verão, céu limpo mas com temperatura amena cerca dos 20ºC , lá vamos nós em direção da maravilhosa Aldeia de Pitões das Junias em Montalegre.
Chegados a Pitões deixamos viatura junto à padaria de Pitões e com a maravilhosa paisagem à sua volta eram visiveis os nossos pontos principais do trilho preparado, a Capela de S. João da Fraga e o topo da Fraga de Brazalite, não esquecendo a Fonte Fria, as Gralheiras, o Coto da Fonte Fria, Roca Sendeia e outros tantos simbolos de Pitões.
Iniciamos trilho em direção aos armazens na zona oriental e continuamos para norte até à Ribeira de Valongo, viramos á esquerda pelo caminho terra batida até Ribeira das Aveleiras sempre acompanhados pelo magnifico Carvalhal a nosso lado direito,passada ponte sobre ribeira segue-se uma subida em caminho lageado onde no topo encontrarmos no horizonte a Fraga de Brazalite á nossa frente, bela e fotogénica esta rocha, viramos pelo trilho da esquerda até à Ponte de Vidoeiros sobre a Ribeira dos Fornos onde abastecemos de água pela 1ª vez e continuamos pelo trilho até à base da Brazalite onde lá em cima avistamos as primeiras Cabras Montesas. Contornamos a base e encontramos o melhor sitio para a subir, uma subida relativamente fácil. Lá em cima voltamos a avistar novamente as Cabras mas agora bem perto de nós, umas fotos e conforme as vimos desapareceram, ainda tentei procura-las mas foi em vão, valeu pela paisagem tudo ao nosso alcanse mais uma vez 360º de pura beleza. Descemos para almoçar à sombra de um carvalho na base da fraga e aproveitamos para um merecido descanso para recuperar energia para etapa seguinte que era a Capela de S. João da Fraga. Chegada a hora seguimos pelo trilho existente em direção à Capela sempre visivel à nossa frente passando pela Corga da Tulha onde aproveitamos Ribeiro para novamente abastecer de àgua sempre fresquinha, apreciar e brincar com umas simpaticas libelinhas que até nas mãos nos pousavam para que conseguissemos apreciar sua beleza e elegancia conforme se pode ver nas fotos, mas não podiamos ficar ali e lá continuamos até ao Curral de Rebolo da Porca e sua magnifica Cabana onde um pouco à frente ainda se encontram as ruinas de outra cabana mais antiga e sua mesa granitica. Seguimos em direção do "Castelo" onde apanhamos trilho que vem de Pitões para a Capela o qual seguimos, passamos o Ribeiro que vem da Corga da Tulha onde aproveitamos água fresca para refrescar os pés e descansar mais um pouco pois ainda faltava subida à Capela e depois subida até Pitões. Algum tempo depois iniciamos subida para a Capela onde apreciamos ao longe o Fojo do Lobo e lá chegamos topo e mais uma vez 360º de uma divinal paisagem desde Pitões à Barragem da Paradela, da Fonte Fria ao Pico da Nevosa, de Brazalite à Cascata de Pitoes entre outros tantos, muita foto e estava na hora do regresso à Aldeia onde aproveitamos para mais uma visita à Taverna Terra Celta para uma bebida fresquinha e cumprimentar os proprietarios nossos amigos e vizinhos de Gaia e pormos a conversa em dia.
Mais um trilho maravilhoso com a minha companheira de todos os trilhos a Célita da montanha.

Nota: Trilho marca duração de 10 horas mas mais de duas horas foram passadas na Taverna Terra Celta.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha