Trilho - Pincães - Silhas - Fojo do Sobreiro - currais de Palma e Ruivós

Photo ofTrilho - Pincães - Silhas - Fojo do Sobreiro - currais de Palma e Ruivós Photo ofTrilho - Pincães - Silhas - Fojo do Sobreiro - currais de Palma e Ruivós Photo ofTrilho - Pincães - Silhas - Fojo do Sobreiro - currais de Palma e Ruivós

May 21, 2022
May 2022

near Pincães, Vila Real (Portugal)

Regressamos ao velho carvalhal, ponto de partida para muitas das incursões na serra. Com certa regularidade, é neste frondoso bosque, que arranjamos "companhia", para mais uma visita a esta área da serra do Gerês. Depois dos ajustes necessários, apareceu o mais que esperado companheiro de jornada. Cheirou, calcolou que iria ter " banquete " e ala pela serra a cima, quase sempre à nossa frente, pelo menos no troço inicial. Quando a urze tomou conta dos carreiros, ficava na retaguarda, para nós abrirmos caminho.
Passamos pela " Pedra da água " e em seguida, tomamos o rumo do vale das Traves, com vista a atingir a primeira Silha do Urso - a silha da Jarela. A partir deste local, as coisas complicaram-se devido à vegetação, sendo necessário fazer várias paragens para ir descobrindo os carreiros, sob a urze. Aqui e ali, um velho mariola, recordava-nos que é zona de pouca passagem! Prosseguimos até à silha do Muro, mas como decorriam trabalhos nas colmeias, mudamos de carreiro e fomos-lhe fugindo. Um ou outro mariola, foi-nos orientando até à subida final, para atingir o fojo do Sobreiro. Depois de uma breve visita e descanço, continuamos pela cumeada na bordadura da Corga Funda, até chegarmos ao curral de Palma, com o seu forno em ruínas. Como o tempo apertava, retrocedemos pelos currais de Ruivós, rematando a marcha no velho carvalhal, sempre acompanhados pelo fiel companheiro.

Cartografia - Folha 44 ( Ruivães) do IGE - escala 1/25.000
Folha 31 ( Outeiro ) do IGE - escala 1/25.000

Nota - A forma mais fácil de atingir o Fojo do Sobreiro, é pelo curral do VIdoal.

Pedra da água

pedra da água

travessia - rio de Escalheiro

travessia

linha de água + ponte rústica

afluente do rio de Escalheiro

vista para a cascata pequena

queda de água - afluente do rio de Escalheiro

vista para a Silha do Muro

ponto sobranceiro à silha do muro

ponto alto

Photo ofFojo do Lobo de Pincães ou Fojo do Sobreiro Photo ofFojo do Lobo de Pincães ou Fojo do Sobreiro Photo ofFojo do Lobo de Pincães ou Fojo do Sobreiro

Fojo do Lobo de Pincães ou Fojo do Sobreiro

armadilha de caça, para a captura do lobo.

pedra gravada

Vista para a Corga Funda

Corga Funda

vista para Ruivós

vista para os currais de Ruivós

curral dePalma

curral de Palma e forno em ruínas

currais de Ruivós

currais de Ruivós ou Roibós (?)

Silha da Jarela

Silha

• Photo of carlos_oLobo_Tímido
    carlos_oLobo_Tímido Feb 4, 2023

Olá, Truka !
    Acabei de saber desde a sua pena:
    «...A partir deste local, as coisas complicaram-se devido à vegetação, sendo necessário fazer várias paragens para ir descobrindo os carreiros, sob a urze...».
    Em trilho, passei em Set/2017 por aí e não encontrei problemas. É claro, com o passar dos anos (2017 para 2022) e terreno pouco (ou nada) trilhado, naturalmente, a vegetação cresce.
    Olhe !, tive problema análogo há escassos meses, quando descia desde a base da Fraga de S. João para o Curral das Touças. Já não passava por lá há coisa de quinze anos e fiquei supreendido com a vegetação: bem alta e muito fechada (na prática, como bem sabe, é/constitui um SUMIDOIRO DE FORÇAS).
    Tenho agendada para breve nova travessia Pitões-Port. Homem, e tenho de engendrar forma de contornar o obstáculo.
    Grato pela informação actualizada ! Estava a pensar repetir brevemente a "proeza" e agora tenho de o repensar melhor.

P.S. - Cada vez se sai menos com o gado para a serra. Tenho pensado que é uma das fortes razões. Depois, cá para nós, e em voz abafada ! HÁ GENTE POR AÍ (por lá, com os impagáveis "homens do sofá" do Terreiro do Paço) QUE NÃO GOSTA DE NOS VER VIVENDO FUNDO A NOSSA MONTANHA, não lhe parece ?

Abraço e boas caminhadas !

• Photo of TRUKA
    TRUKA Feb 4, 2023

Sem dúvida Carlos. Até ao Fojo do Sobreiro a vegetação é muita. Só de GPS é que fomos progredindo, porque tínhamos " tracks " de percursos anteriores.

Abraço do Truka e boas caminhadas