TRILHO PELO PLANALTO DO ALVÃO

October 6, 2022
October 2022

•   5 2 Reviews

near Ermelo, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

TRILHO PELO PLANALTO DO ALVÃO

Percurso circular, com início e fim em Ermelo (Rua Principal), trilho não sinalizado, com a extensão de aproximadamente 23Kms, inserido no Parque Natural do Alvão que oferece paisagens de rara beleza, permitindo o contacto com o mundo rural e um vasto património natural e cultural. O Parque Natural do Alvão é uma área predominantemente natural, com um grande valor paisagístico, para o qual contribui a diversidade e riqueza do seu património natural. Esta área possui encantos naturais de grande valor, com destaque para as cascatas, que se podem encontrar ao longo do rio e numerosas lagoas e ribeiros de água límpida, as formas geológicas resultantes da erosão dos granitos.

Ao longo do trilho, podem observar-se paisagens de montanha: baldios rochosos e agrestes utilizados normalmente para pastagens do gado, grandes prados naturais de abundante riqueza florística e faunística, uma paisagem humanizada, onde é possível observar os campos agrícolas utilizados pelo Homem, normalmente localizados próximo das aldeias e linhas de água.

DESCRIÇÃO DA TRILHA

Iniciamos o percurso na aldeia rural de Ermelo, onde a maioria das suas casas são em granito com telhados de xisto. Partindo da Rua Principal, onde estacionamos o carro junto ao Café Restaurante Sabores do Alvão, e depois de percorrer sensivelmente 50m, seguimos à direita pela Quelha da Igreja, atravessando o casario do cimo da vila. A progressão é feita por ruas estreitas e ingremes da aldeia, passando pela Capela de S. José até terminar num amplo caminho florestal, o qual seguimos encosta acima.

O trilho continua por estradão florestal, com alguma vegetação rasteira que delimita uma recente plantação de carvalhos e pinheiros. As panorâmicas das encostas norte do Alvão são magnificas, no horizonte temos a Vista do Monte Farinha com o Santuário de Nossa Senhora da Graça no ponto mais alto da serra. Subindo progressivamente chegamos a uma Portela, onde temos uma encruzilhada de caminhos. Seguimos pelo segundo caminho à nossa esquerda, mantendo a subida e a direção este, assim como a Vista do Monte Farinha e a aldeia de Varzigueto encaixada na encosta sul da serra. O caminho florestal começa a descer ligeiramente e à nossa frente começamos a ter a Vista de Fervença, aldeia também ela encaixada na encosta sul da serra. O trilho, que até aqui tem bastante exposição solar, circunda a meia encosta a aldeia de Fervença e passa pela Casa de Guarda Florestal abandonada e em estado de alguma degradação.

Agora, continuamos por entre um denso bosque de pinhal, intersetamos o antigo Trilho das Barragens e mantendo a progressão ascendente alcançamos o Alto dos Vidoais, no lugar da Ranhadouro. Aqui, abandonamos o Trilho das Barragens e seguimos à nossa direita, até ao Planalto do Vaqueiro, troço ascendente e novamente com bastante exposição solar. É visível o contraste de paisagens, constituídas quer por vertente cobertas de vegetação e outra por afloramentos rochosos. No Planalto do Vaqueiro, ponto mais alto do trilho, este percurso atravessa uma vasta zona planáltica onde se encontram, predominantemente, áreas baldias cobertas de urzais e carquejais onde rebanhos de cabras bravias encontram o seu alimento e onde, em dias mais frios, poderemos encontrar um bonito e fofo manto de neve…

Continuamos pelo amplo estradão de pavimento de “Tout-venant”, mistura de areia e brita compactada que serve de ligação aos parques eólicos da serra, atravessamos o Ribeiro de Vila Cova, que devido à seca extrema que o país atravessa quase que não tem água e pouco depois seguimos à direita pelo Parque Eólico do Alto do Alvão em direção ao Alto do Sabugueiro. Na última eólica seguimos por um caminho de pé posto que atravessa o Alto do Sabugueiro, um pouco abaixo das suas fragas, para voltar a intersetar o pavimento de “Tout-venant” do conjunto de eólicas da serra. A nossa vista já alcança o próximo objetivo, Alto de Covelos. Começamos a descer o estradão, o caminho bifurca-se, seguimos pela direita por uma ingreme subida até ao Vértice Geodésico de Covelos onde fizemos a foto de grupo da “praxe”.

Depois de contemplar as panorâmicas de 360º de toda a área do Alvão, descemos e retomamos o caminho que desce o planalto da serra por um caminho algo desconfortável devido à grande quantidade de pedra solta. Descemos com cuidado até intersetar a estrada EN-304, a qual atravessamos e continuamos o trilho por estradão, já com alguma vegetação rasteira, que em ziguezague desce até ao Rio do Sião. O caudal do rio é muito baixo o que permite atravessa-lo através de algumas pedras estrategicamente colocadas. O trilho volta a seguir por um caminho florestal de terra até terminar num pavimento asfaltado que atravessa um conjunto de casas e nos leva novamente à estrada EN-304, já às portas de Ermelo. Voltamos a atravessar a estrada e continuamos o trilho por estradão que nos leva ao cimo da aldeia, na vertente sul.

Agora, começamos a descer por entre o casario, ora por degraus de cimento, ora por caminho pavimentado de paralelo ou mesmo por caminho de pé posto de terra, na zona do Conjunto de Cruzeiros até alcançar a Rua Principal, passar pelo edifício da Junta de Freguesia e Casa do Povo de Ermelo, para terminar junto ao Café Restaurante Sabores do Alvão, local de inicio e término deste Trilho pelo Planalto do Alvão.

FICHA TÉCNICA
Realização: 5 outubro de 2022
Percurso: Ermelo - Alto dos Vidoais - Planalto do Vaqueiro - Alto do Sabugueiro - Covelos - Ermelo
Distancia: 24,1kms
Duração: 7h:54min
Tempo em movimento: 5h15min
Tempo parado: 2h39min
Movimento médio: 4,6km/h
Acumulado positivo: 1144m
Acumulado negativo: 1144m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

ERMELO (CAFÉ SABORES DO ALVÃO)

QUELHA DA IGREJA

CAPELA DE S. JOSÉ

VISTA MONTE FARINHA

PORTELA

VISTA MONTE FARINHA

VISTA VARZIGUETO

LINHA DE ÁGUA

CASA DE GUARDA FLORESTAL

RANHADOURO (ALTO DOS VIDOAIS)

PLANALTO DO VAQUEIRO

CONJUNTO DE CRUZEIROS

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Oct 6, 2022

Percurso fantástico! Toda a parte inicial foi uma boa surpresa, pois ainda por lá não tinha passado. E as paisagens são sempre de excelência. A jornada foi dura mas muito gratificante! Gostei, sem dúvida. Grande abraço e até breve!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Oct 6, 2022

Olá João!
    É sempre um prazer ter a vossa companhia, obrigado!
    Grande abraço.

• Fernanda Pacheco 1 Oct 28, 2022

Trilho para disfrutar das paisagens do planalto do Alvão.