Trilho Pastoreio Saloio / Malveira

March 30, 2018
March 2018

near Malveira, Lisboa (Portugal)

O Trilho do Pastoreio Saloio é um trilho que tem inicio na Freguesia da Malveira, Concelho de Mafra, numa zona com bastante estacionamento, e que nos leva de imediato a abraçar as florestas locais...
A primeira dificuldade é a subia à Serra do Funchal (ponto mais alto do percurso, 421m)com uma belíssima vista a 360º, tendo como companhia um duo de eólicas, local para belas fotografias sobre a zona costeira de Sintra a Sta. Cruz, para alem de um belo vislumbre "aéreo" sobre as aldeias circundantes...
Após a descida ao lugar de Moinhos, já na presença do Rio Lisandro, seguimos por um trilho "selvagem", que requer alguma compleição física para o ultrapassar, tendo em conta os obstáculos (mato alto, silvado, terreno ingreme e escorregadio)...
Após esta dificuldade, chegamos à Estação de Mafra, que só o relógio da estação de caminhos de ferro, no seu Tic Tac constante, nos faz crer que o tempo por ali não parou... A própria estação é um verdadeiro museu aberto, digno de visita...
Após cruzarmos o caminho de ferro, o trilho vai-nos levando para zonas de pastoreio, onde nos vamos cruzando com grandes rebanhos de ovelhas, e cabras, seguidas pelos seus pastores e guardadas pelos seus cães, que zelosamente vão cumprindo com o seu dever de não deixar nenhum animal para trás... Rebanhos estes que contribuem com o valioso leite para a confeção do tão apetecível queijo fresco e requeijão Saloio, confecionadas em varias fabricas que podemos encontrar junto ao trilho na aldeia de Montemuro...
Este trilho não nos leva ao cimo da Serra de Montemuro, atravessa meia encosta, mas deixo aqui a sugestão para esta fantástica subida, pois é um alto com uma bela paisagem, que se perde de vista até ao rio Tejo e margem sul, como exemplo...
Após contornar a serra, o trilho leva-nos de regresso por um denso eucaliptal, com trilhos abertos e rápidos até chegar-mos finalmente ao ponto de partida...
Trilho difícil mas agradável, pelo contacto constante com a natureza pura, com os diversos animais, "selvagens" como domésticos, tal como a sensação de termos recuado umas boas décadas atrás, que só o relógio da estação do comboio nos desperta para realidade...