Trilho Panorâmico do Tejo

January 24, 2024
January 2024

near Vila Nova da Barquinha, Santarém (Portugal)

Iniciamos este trilho junto à estação ferroviária de Vila Nova da Barquinha e dirigimo- nos para o parque Verde Ribeirinho, uma agradável zona de lazer com cerca de 7 ha, onde foi instalado o parque de escultura contemporânia, a galeria do parque e o Centro de interpretação Templaria de Almourol.
Fomos olhando algumas das esculturas, parando junto às que de alguma forma tocavam a nossa sensibilidade, mas não temos, eu não tenho, suficiente cultura artística para "entender" o que os vários escultores pretenderam transmitir.
Adiante; O trilho Panorâmico do Tejo, que integra a Grande Rota do Tejo - GR12 - desenvolve- se ao longo da margem direita do rio, entre VN da Barquinha e a fóz do Zêzere - a nossa opção - ou vice versa.
Ao longo do percuso, além da sempre agradável paisagem, podemos conhecer alguns monumentos do Património histórico da região, como a Igreja Matriz de Tancos, que já havíamos visitado noutra ocasião, o Castelo templário de Almourol ou as ruínas do convento de Nossa Senhora do Loreto. ( este deixou- me curiosa).
Sem quase nos apercebermos, tinhamos pela frente a visão da bela Vila de Constância, ali sempre prazenteira encavalitada na confluência dos dois rios.