Trilho - P.Homem+Ramisquedo+Chã do Muro+P.Covo+Peijoanas+ PHomem- Jan 2016

Photo ofTrilho - P.Homem+Ramisquedo+Chã do Muro+P.Covo+Peijoanas+ PHomem- Jan 2016 Photo ofTrilho - P.Homem+Ramisquedo+Chã do Muro+P.Covo+Peijoanas+ PHomem- Jan 2016 Photo ofTrilho - P.Homem+Ramisquedo+Chã do Muro+P.Covo+Peijoanas+ PHomem- Jan 2016

January 18, 2016
January 2016

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Percurso na serra Amarela, entre a PHomem e a Chão da Fonte, com passagem pelos currais do Ramisquedo, Porto Covo e Peijoanas, além da subida ao cabeço de Palheiros ( carvalho 27), excelente miradouro para a serra do Gerês. A primeira vez que fiz este itinerário, foi em 18 de Maio de 1996, quase há vinte anos. Como o tempo passa! Éramos três os companheiros de aventura, sem grande vestuário, com uma bússula e carta militar a que se juntava o bom senso suficiente, para evitar situações complicadas.
No Ramisquedo, subimos viramos para a Louriça, passando no Colado da Porta, junto ao antigo fojo. A estrada que acabou por não ser concluída, estava coberta de vegetação, não como agora, mas mesmo assim, lá fomos caminhando até à Louriça. Desta vez o Miguel, traçou outro itinerário, brindando-nos com uma subida até à Chão da Fonte, onde ainda há vestígios da casa do gelo, além da cabana de pastores. Continuamos, descendo aos currais de Porto Covo e Peijoanas, regressando à base.

1. - Tipo de percurso. - Circular não sinalizado ( fora o troço entre o
Ramisquedo e a Chão da Fonte - GR).
2. - Início e fim. - Portela do Homem.
3. - Território - Encostas Sul da serra amarela , abaixo da cumeada e
viradas ao rio Homem.
4. - Pontos de interesse. - Currais, cabeceira do rio Cabril, paisagens.
5. - Pontos difíceis - O percurso é duro e extenso. Destaco a subida
entre o Ramisquedo e a Chão da Fonte e a descida desta até
perto do curral de Porto Covo.
6. - Cartografia - Folha 30 do IGE - escala 1/25 000.

Cabeço de Palheiros - carvalho 27

Fiz este trilho.

• Photo of TRUKA
    TRUKA Mar 29, 2021

Boa tade. Espero que tenha gostado. É um percurso bem durinho, mas com ricas paisagens e locais onde não vamos lá, todos os dias. Abraço do Truka.