Trilho - Portela do Mezio + Carvalha Redonda + Vilar de Soente

Photo ofTrilho - Portela do Mezio + Carvalha Redonda + Vilar de Soente Photo ofTrilho - Portela do Mezio + Carvalha Redonda + Vilar de Soente Photo ofTrilho - Portela do Mezio + Carvalha Redonda + Vilar de Soente

October 15, 2023
October 2023

near Boimo, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso com início e fim no parque da Portela do Mezio. Atravessando a estrada alcatroada, continuamos pelo estradão florestal no sentido do Alto do Facho, onde está o posto de vigia. Ao chegar ao núcleo megalítico, seguimos por um carreiro à nossa esquerda, que pertence a um PR local. Ao cruzar com a estrada Arcos - Peneda / Soajo, atravessamos e continuamos até uma pequena elevação, donde se pode observar a cumeada da serra Amarela, o Alto de Santa Eufémia na Galiza, bem como os cotos de Pitões e claro o Guidão , Urzeira e os Três Outeiros da serra do Soajo, além dos aldeamentos da bacia do Rio Lima. Atravessamos de novo o alcatrão e tomamos um caminho da floresta que nos leva até à CGF, na zona da Carvalha Redonda. A partir daqui as coisas complicam-se pois não há caminho, mas sim, trilhos feitos pelos animais, por onde vamos progredindo até chegar junto de um muro, à nossa direita. Continuamos a caminhar junto ao muro e mais à frente, entramos em contato com o caminho para Vilar de Soente. Desde a casa florestal, até atingir o caminho, o GPS ajuda imenso. Atingindo Vilar de Soente, procura-se o caminho para a Portela do Mezio, caminhando perto do ribeiro dos Mosqueiros, no interior de um belíssimo bosque.

Cartografia - folha 17 do IGE ( Lindoso )- escala 1/25.000

antiga Casa da Guarda Florestal

PictographLake Altitude 1,578 ft

Poça de rega

início do carreiro junto ao muro

carreiro junto ao muro

linha água

travessia da linha água

PictographTree Altitude 1,417 ft

carreiro junto ao carvalho

PictographRuins Altitude 1,407 ft

corte de gado do lado esquerdo do carreiro

A partir daqui já é caminho de acesso ao povoado de Vilar de Soente