Photo ofTrilho - Nos caminhos do monte Padela - ( Sta. Justa + L. Negra + Charca do Regueirão e VG da Bouça ) Photo ofTrilho - Nos caminhos do monte Padela - ( Sta. Justa + L. Negra + Charca do Regueirão e VG da Bouça ) Photo ofTrilho - Nos caminhos do monte Padela - ( Sta. Justa + L. Negra + Charca do Regueirão e VG da Bouça )

January 31, 2023
January 2023

near Vacaria, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso com início e fim na capela de Santa Justa, do monte Padela. Utliza alguns troços dos trilhos sinalizados deste monte, mas recorre também a carreiros e caminhos sem sinalização. O monte da Padela, tem locais priveligiados para observar os vales do rio Lima e do rio Neiva.

Cartografia - Folha 41 ( Geraz do Lima ) - escala 1/25.000

PictographReligious site Altitude 1,434 ft

Capela de Santa Justa

edifício religioso, dedicado a Santa Justa. Do terreiro da capela, avistam-se largos horizontes para o vale do rio Neiva

regato

afluente do Regueirão da padela, que passa perto da Lage Negra.

Laje Negra

Massa granítica impressionante, pela sua envergadura.

Corga da Padela

vale apertado por onde corre o regueirão da Padela.

Regueirão da Padela

Linha de água, que nasce numa das encosta do monte, para os lados do VG -Bouça sendo alimentado por puenos regatos que drenam para a corga da Padela. Recebe mais a jusante o Rio Covo.