Trilho no Gerês-Xertelo+Lagoas do Marinho+Burrageiro 2+Minas

Photo ofTrilho no Gerês-Xertelo+Lagoas do Marinho+Burrageiro 2+Minas Photo ofTrilho no Gerês-Xertelo+Lagoas do Marinho+Burrageiro 2+Minas Photo ofTrilho no Gerês-Xertelo+Lagoas do Marinho+Burrageiro 2+Minas

July 7, 2015
July 2015

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Mais um belo trilho pelo Gerês com os mestres do costume, desta vez até ao Borrageiro 2.
Atenção, depois do ponto "linha de água" até ao rio Cabril, o trilho está bastante fechado, mais um ano ou dois e desaparece.
Na minha opinião este trilho não deve ser feito em tempo de chuva, pois atravessa linhas de água incluindo o rio Cabril.
No verão não esquecer de levar bastante água, as fonte são escassas.

Burrageiro 2

04-JUL-15 11:13:20

Vista minas do Burrageiro 2

04-JUL-15 14:14:49

Vista para o vale do Couce

04-JUL-15 14:22:10

Curufin Jun 12, 2020

Fizemos este trilho há coisa de 2 dias.
    Dou review baixa porque apesar do trilho ser bastante interessante e fora do comum, dificilmente é um trilho em 2020. Grandes troços estão completamente tomados pela vegetação e o troço de ida (fizemos o trilho ao contrário) desapareceu o que nos obrigou a fazer um desvio. As lagoas do marinho nesta altura do ano são apenas pantanal.
    A vista do Borrageiro é muito boa e vale a pena a subida, mas a mesma é feita à base do corta mato.

Curufin Jun 12, 2020

Fizemos este trilho há coisa de 2 dias.

Muita atenção que os pontos GPS em certos sírios não têm a resolução correcta e portanto são apenas linhas rectas que não seguem os trilhos.

Marco como muito difícil porque grande parte do declive de 1000+m é feito em dois troços bastante curtos.

• Photo of TRUKA
    TRUKA Jun 12, 2020

Este percurso foi efetuado há cerca de 5 anos. Se tiver a bondade de reparar, fizemos parte deste percurso ( ida vinda) pelos mesmos carreiros, no dia 2 de junho do corrente ano ( Trilho - Na senda dos currais mais recônditos do Gerês I ), e não temos a mesma opinião. Há um acumular de vegetação, são cinco anos e ninguém poderá esperar, que limpem estes carreiros. Com o tempo, a gente ganha experiência para descobrir o carreiro no meio da vegetação. Quan to ao troço de ida tem mariolas suficientes e foi por aí que subimos para encurtar caminho. Da mesma forma o que vai ter à silha, tem imensos mariolas para corrigirmos a direção. Só o percorremos abaixo dos currais do Virtelo, porque o calor e o cansaço já pesavam. Não há outra forma de encurtar caminho. Cumprimentos do Truka.

Curufin Jun 13, 2020

Olá Truka,
    Não estou a criticar os caminhantes, antes pelo contrário. Estou só a tentar deixar um comentário realista para quem apanhar o trilho saber com o que contar.

As partes que conseguimos fazer eram sim muito bonitas. Só tenho pena de não ter dado para fazer o resto.