Trilho na serra do Gerês - Alto das Portas Ruivas. JUN2016

Photo ofTrilho na serra do Gerês - Alto das Portas Ruivas. JUN2016 Photo ofTrilho na serra do Gerês - Alto das Portas Ruivas. JUN2016 Photo ofTrilho na serra do Gerês - Alto das Portas Ruivas. JUN2016

June 7, 2016
June 2016

•   5 2 Reviews

near Fafião, Vila Real (Portugal)

O Alto das Portas Ruivas, localiza-se num dos mais belos recantos que a serra esconde e as cartas militares ignoram, apesar de elevar o seu cume um pouco acima dos 1300 metros. À luz do sol ou coberto de neve, no Inverno, o seu cume mostra-se majestoso, encarando quem o observa do trilho da vezeira. Para o conhecer, é preciso caminhar muito, quer a partir do Leonte, ou como nós fizemos, a partir de Fafião. Um pequeno curral, abriga-se bem juntinho a esta massa granítica, não permitindo que sejam esquecidos os costumes comunitários, das gentes do noroeste peninsular.
Inicialmente, seguimos pelo trilho que leva até à ponte da Matança, derivando a determinada altura para o trilho da vezeira, até à barragem do P. da Lage. Atravessada a ponte, caminha-se para a Touça, abandonando o trilho para iniciar uma dura subida. Pequenos bosques de carvalho negral, convidam a uma pausa, depois de tão duro esforço, e foi realmente o que fizemos. Contornando a cumeada, vai-se procurando o curral, pela zona mais aplanada.
Quem tiver forças, pode subir ao cabeço, pois será recompensado com paisagens magníficas. O regresso fez-se, procurando descer a encosta pela zona mais suave, até ao estradão que vai ao P. da Lage,
Da barragem, repetiu-se praticamente o caminho até Fafião.
" Foi uma brava jornada de montanha, respirando ar puro, talvez quem sabe, dias difíceis de repetir !! ".

Cartografia -- Folhas 44 e 31 do IGE - escala 1/25 000.

travessia

antigo prado

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Jun 7, 2016

Olá Fernando, lá em cima é magnifico....
    Abraço

• Photo of PQ@
    PQ@ Jun 7, 2016

Mais uma das boas.

• Photo of Makca
    Makca Jun 8, 2016

Sempre em boa companhia a "coisa é outra"