Trilho na Serra do Alvao - Campanhó e Ribeiras do Porto Velho e Rosso do Chão

Photo ofTrilho na Serra do Alvao - Campanhó e Ribeiras do Porto Velho e Rosso do Chão Photo ofTrilho na Serra do Alvao - Campanhó e Ribeiras do Porto Velho e Rosso do Chão Photo ofTrilho na Serra do Alvao - Campanhó e Ribeiras do Porto Velho e Rosso do Chão

March 13, 2022
March 2022

•   5 2 Reviews

near Campanho, Vila Real (Portugal)

Trilho na Serra do Alvao - Campanhó e Ribeiras do Porto Velho e Rosso do Chão

Descrevemos um trilho efetuado na zona Oeste da Serra do Alvão, em pleno Parque Natura do Alvão (PNAL).
O PNAL foi criado em 1983, situa-se no distrito de Vila Real e abrange parte do concelho de Vila Real e de Mondim de Basto, apresentando uma área de 7220 ha.
O PNAL foi classificado atendendo ao facto de se tratar de uma região com formações xistosas do silúrico de grande interesse paisagístico e geológico, sendo o seu ex-libris, a queda de água do rio Olo, em Fisgas de Ermelo.
Outros motivos geológicos importantes são o filão de andaluzite no alto de Cravelas, a zona de Muas, o caos granítico que culmina na catedral granítica de Arnal e a queda de água do moinho de Galegos da Serra.
Geologicamente podem distinguir-se na área do parque dois sectores de
características distintas. No sector leste, essencialmente granítico, distinguem-se dois maciços, a norte o Maciço Compósito de Vila Real e a sul o Maciço Granítico de Lamas de Olo.
No sector Oeste, local da nossa caminhada, afloram formações metassedimentares autóctones com idades compreendidas entre o Câmbrico e o Devónico, levantadas e fortemente deformadas por outros acontecimentos geológicos.
Nestas formações destacam-se as bancadas quartzíticas que imprimem um forte cunho à geomorfologia da área e que vamos apreciar durante a nossa caminhada: altos penhascos, zonas de fortes declives, profundos vales encaixados percorridos por pequenas ribeiras, onde podemos apreciar quedas de água, alternando com algumas lagoas; Uma natureza agresta que nos proporciona magníficas paisagens. Na zona do planalto observamos ribeiras rodeados de bosques que nos transmitem cenários de uma natureza verdadeiramente selvagem.

O trilho, orientado por um colega do grupo, tem inicio no Largo do Pereira/Rua Central da Aldeia de Campanhó, dirige-se para sudeste, passa no vale da Ribeira do Porto Velho, sobe a Serra até ao Planalto da Cruz das Moças. A partir deste ponto iniciamos uma longa descida até à Ribeira Chão do Rosso. Percorremos algumas centenas de metros ao longo da Ribeira, apos o qual dirgimo-nos em direção à Aldeia de Pardelhas, voltamos a atravessar a mesma Ribeira Chão do Rosso e continuamos através de caminhos florestais até chegar ao ponto de partida. Durante o trilho atravessamos zonas rurais, agrícolas, florestais e zonas onde não se regista qualquer sinal de atividade humana. Os primeiros 5,5 Km são na sua maioria partilhados pelo PR8 MDB e na zona da Ribeira Chão do Rosso o trilho é comum ao Trilho da Silho do Chão do Rosso (PR5), já marcado, mas ainda não homologado.
A principal dificuldade que tivemos foi na travessia duma ribeira, que tivemos que nos descalçar para evitar inundar o calçado.

Descrição do Trilho
Deixamos o carro estacionado na Rua da Igreja, em frente ao Café Campanhó. Dirigimo-nos para o centro da Aldeia, onde encontramos um placard indicativo do PR8 MDB (Caminho do Porto Velho). Seguimos o PR 8 que se encontra muito bem sinalizado e nos leva por lameiros verdejantes em socalcos, e acompanhando mais adiante a levada da Dorna, até se alcançar a Dorna propriamente dita - uma pioca/poça de águas límpidas que nos dias de maior calor convida a banhos refrescantes. Voltamos para tras 140 metros e continuamos a subida em direção ao alto da Serra.
Por volta do Km 3,5 abandonamos temporariamente o PR8, que vira à esquerda, enquanto nós continuamos em frente em direção à ribeira, que nos irá acompanhar durante quase 500 metros. Este troço apresenta alguma dificuldade, devendo ser evitado em dias húmidos ou chuvosos. Vale a pena fazer este desvio para contemplar a Natureza no seu estado intocável e selvagem.
Abandonamos o leito da Ribeira e logo após reencontramos o PR8. Umas centenas de metros adiante chegamos ao ponto mais alto do trilho, o Planalto Cruz das Moças, a 1013 metros de altitude, que permite desfrutar de uma vista privilegiada da Ribeira do Porto Velho e da Queda de Água D’Alto, com cerca de trinta metros de altura. Aqui a paisagem é arrebatadora: avistam-se as imponentes serras do Parque Natural do Alvão, o Alto da Senhora da Graça, a serra da Cabreira e os picos da serra do Gerês. Iniciamos então uma longa descida em dirção Norte, durante a qual podemos observar interessantes afloramentos rochosos de calcário negro
Por volta do Km 5,5, ao atravessar uma estrada asfaltada, abandonamos definitivamente o PR8, que se dirige para Campanhó, enquanto o nosso trilho continua a descer para Nordeste em direção à Ribeira Chão do Rosso. Entramos numa zona florestal, onde abundam predominantemente os pinheiros.
Ao chegar à Ribeira aparecem alguns campos de cultivo e continuamos perto da margem esquerda da ribeira por 1 km. Este troço é coincidente com o PR 5 Silha Chão do Rosso, durante o qual deparamos com um grande rebanho de cabras.
No local de travessia da ribeira para a margem direita deparamos com a maior dificuldade do trajeto: uma ponte estava removida e o caudal era grande devido à forte precipitação de chuva dos últimos dias. Ultrapassamos a dificuldade atravessando a ribeira descalços.
Iniciamos nova subida de inclinação moderada em direção a Pardelhas. Ao chegar à aldeia viramos para trás, por caminho diferente e iniciamos nova descida em direção à mesma ribeira. Passamos por algumas explorações agrícolas e estábulos de gado bovino.
Atravessamos a ribeira numa ponte em cimento 1 km a montante da travessia atrás referida.
No caminho de regresso utilizamos caminhos de pé posto e caminhos florestais.

Boas caminhadas

Vira à esquerda

Levada

Continuamos em frente para visitar a queda de água

Continuamos em direção alto da serra

Queda de água e lagoa -Dorna (pioca)

Queda d'água

Saída da estrada asfaltada

• Photo of STrilhos
    STrilhos May 23, 2022

A Serra do Alvao está repleta de belos locais com excelentes paisagens. Está região mais ocidental da Serra apresenta penhascos profundos e vales encaixados. Paisagens belas e selvagens

• Photo of manuela gil
    manuela gil Jun 18, 2022

Trilho de grande beleza paisagística.
    Contrasta cenários de Natureza sem sinal de qualquer atividade humana com paisagens com grande atividade rural
    Trilho a não perder

• Photo of manuela gil
    manuela gil Jun 18, 2022

Trilho de grande beleza paisagística.
    Trilho a não perder

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jul 18, 2022

Sim, a Serra do Alvão é repleta de locais espetaculares e paisagens soberbas.
    Obrigado pelo comentário pela avaliação