Trilho na Serra de Bigorne - Penedo do Numo - aldeias de Moura Morta e Mezio

Photo ofTrilho na Serra de Bigorne - Penedo do Numo - aldeias de Moura Morta e Mezio Photo ofTrilho na Serra de Bigorne - Penedo do Numo - aldeias de Moura Morta e Mezio Photo ofTrilho na Serra de Bigorne - Penedo do Numo - aldeias de Moura Morta e Mezio

March 27, 2022
March 2022

near Moura Morta, Viseu (Portugal)

Trilho na Serra de Bigorne - Penedo do Numo - aldeias de Moura Morta e Mezio

Descrevemos aqui um Trilho de âmbito cultural, rural e paisagístico efetuado no Planalto Serrano da Serra de Bigorne.
Trata-se de um trilho circular com início e final na aldeia de Moura Morta do Concelho de Castro Daire. O percurso passa ainda na aldeia de Mezio e atinge o ponto mais alto da Serra de Bigorne.
Esta Serra está localizada no concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu. Encontra-se a oito quilômetros a norte da localidade de Castro Daire e aproximadamente três quilómetros a leste da Serra de Montemuro. Atinge a altura máximade 1210 metros no alto do "Penedo do Numo". situado a norte da freguesia de Moura Morta.

Aldeia da Moura Morta:
Situada nas encostas da Serra de Bigorne, é constituída por um único aglomerado populacional. A tradição popular gosta de fundamentar a origem do topónimo Moura Morta numa lenda, assim contada por um natural desta terra: “ Uma moura dirigia-se ao povoado, que na altura, se chamava Mazes, e encontrou uns rapazes que, sentados à sombra, impediram a sua passagem, já que havia luta entre cristãos e não-cristãos, e bateram-lhe. Ela caiu, morreu e foi aí que nasceu o nome Moura Morta”.
É uma das aldeias preservadas, com as casas de granito de traça tradicional.
Do património edificado é de salientar a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Apresentação, fundada no século XVIII e com o actual edifício, ampliado, a datar do século XIX. É um templo barroco, de nave única, que se destaca exteriormente pela fachada-torre avançada que se encontra no centro do frontispício.
A Ponte Romana utilizada para atravessar o rio Vidoeiro, no antigo caminho romano que ligava as Cidades de Viseu e Vila Real. A mesma ligação foi aproveitada para passagem do caminho interior de Santiago de Compostela, bem como o caminho para Fátima.

Mezio
Situado também na encosta da serra de Bigorne, esta aldeia dista doze quilómetros da sede do concelho Castro Daire Compreende os lugares de Cimo de Aldeia, Eido, Mezio. A Aldeia apresenta uma paisagem tipicamente serrana, severa e agreste.
Existem referencias no Século 12 e 13 à existência desta aldeia
As ruas de Mezio são apertadas e sinuosas, entre as muitas casas rústicas que a compõem, na sua maioria de granito, que vale a pena apreciar.
Mezio pareceu-nos particularmente interesse, com o centro da aldeia exclusivamente de edifícios, bem conservada e vários edifícios medievais.
No património religioso, faz parte a Igreja Matriz, a Capela da Senhora das Antas, o Cruzeiro do Senhor do Bom Fim e o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos.

O Trilho percorre, na maior parte caminhos florestais e rurais.
Não existe arvoredo em quase a totalidade do trilho, pelo que será de evitar nos dias de maior calor.
Por outro lado, existe inúmeras linhas de água e várias fontes, quer dentro, ou fora das aldeias.
Classificamos o trilho como moderado, não pela existência de qualquer dificuldade técnica, mas por apresentar um desnível de 480 metros positivos e negativos e por ter uma extensão de 15,6 km.
O percurso intercepta e é comum com outros vários trilhos, nomeadamente o PR 4 (CDR) Trilho dos Lameiros, o Caminho de Santiago do Interior e o GR 60, Grande Rota das Montanhas Mágicas.
A Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso pedestre circular, com 230km
de extensão que une os 7 Municipios do território das Montanhas Mágicas. Esta
Grande Rota atinge a altitude máxima de 1.209 metros e mínima de 53 metros.
O GR atravessa as serras da Freita, Arada Arestal Montemuro e Bigorne, bem
como os vales dos rios Paiva, Vouga Douro e Bestanca e envolve os municípios de
Arouca Castelo de Paiva Castro Daire Cinfães, São Pedro do Sul Sever do Vouga e
Vale de Cambra.

Carro estacionado no Largo da Rua Da Escola, onde existe um Painel alusivo ao PR 4 Trilho dos Lameiros. Passamos pelo centro da aldeia e pouco depois entramos em estradão em terra batida. Os próximos 3 ou 4 Km são sempre a subir com um declive moderado.
Depois de passar uma linha de água, entramos em caminhos rurais mais estreitos e por volta do Km 4,2 saímos do caminho principal, viramos a esquerda por um caminho de pé posto que nos levará ao ao ponto mais alto da Serra de Bigorne (Penedo do Numo) com o seu marco geodésico.
Vale a pena este pequeno desvio para contemplar as paisagens circundantes, com a Serra de Montemuro a oeste.
De volta ao caminho principal, interceptamos a GR 60 Montanhas mágicas, que nos irá acompanhar durante 6km e mais adiante vamos-nos juntar ao Caminho de Santiago do Interior.

A próxima paragem será a aldeia de Mezio que se revelou extremamente interessante com vários edifícios antigos e medievais bem conservados e onde encontramos uma unidade de Turismo Rural

1200 metros depois da saúde de Mezio passamos por um cruzamento. O Caminho de Santiago e o GNR 60 vão em frente pelo caminho mais rápido para a aldeia de Moura Morta nós viramos à esquerda, seguindo PR 4 que nos levar à beira rio, onde tivemos oportunidade de visitar 2 ou 3 moinhos.
Mais adiante atravessamos a referida ponte Romana e mais umas centenas de metros chegávamos ao ponte de partida.

Boas caminhadas

Pormenor da aldeia e espigueiros

Fonte

Vira à direita

Saímos de Estado da calcetada e entramos em caminho de terra batida

Linha de água

Vira à esquerda em direção ao cume

Vira esquerda

Photo ofPenedo do Numo na Serra de Bigorne e Marco geodésico Photo ofPenedo do Numo na Serra de Bigorne e Marco geodésico Photo ofPenedo do Numo na Serra de Bigorne e Marco geodésico

Penedo do Numo na Serra de Bigorne e Marco geodésico

Penedo do Numo - ponto mais alto da Serra de Bigorne A norte, a Serra de Montemuro

Caminho de Santiago em sentido contrário

Viramos a direita

Viramos a esquerda

Viramos a esquerda, abandonamos o GR 60 e entramos no PR 4, Trilho dos Lameiros

Vira à direita

Vira à direita e entra em PR

Rio vidoeiro

Moinho

Povoação Moura Morta

• Photo of manuela gil
    manuela gil May 22, 2022

Um trilho simpático no interior do país

• Photo of STrilhos
    STrilhos May 23, 2022

Sim um trilho interessante que visita duas aldeias bem conservadas e faz parte do GR Montanhas Mágicas