TRILHO LEVADA DO BOSQUE DOS AVÓS

March 29, 2023
March 2023

near Aboadela, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

TRILHO LEVADA DO BOSQUE DOS AVÓS (VARIANTE CAPELA DA SENHORA DE MOREIRA)

O Bosque dos Avós, criado em 2018 num baldio de Aboadela, conta hoje com 1.600 novas árvores plantadas por avós e netos e três percursos pedestres com diversos graus de dificuldade: um percurso curto, de grau de dificuldade “fácil”, com 5 quilómetros de extensão e um segundo de dificuldade média, com 11 mil quilómetros de extensão, o terceiro percurso desenrola-se ao longo de uma levada “talhada na pedra da serra do Marão” e que é um extraordinário desafio para os ultra trailers e caminhantes, com 3,5 quilómetros de extensão, é classificado de “difícil” com várias subidas e descidas.

O Trilho Levada do Bosque dos Avós é circular, com 10,6km, onde as informações e sinalética, marcada pela associação local, aparecem de uma forma muito peculiar e original. O trilho, por nós realizado, tem uma variante à Capela da Senhora de Moreira, o que acrescenta aproximadamente 5km ao traçado original.

DESCRIÇÃO DA TRILHA

Iniciamos o percurso na termino do arruamento de paralelos da Rua de Penouços, aqui começa o caminho florestal de terra batida. Percorremos, sentido sul, 200 metros do referido caminho florestal até intersetar o Trilho Levada do Bosque dos Avós. Optamos por seguir no sentido anti-horário, pelo que na interseção, seguimos à nossa direita. O caminho florestal leva-nos à Levada, que deu nome a este percurso, que vamos seguir à nossa esquerda. São aproximadamente 1,2km de caminho de pé posto, sempre a subir ao longo da levada. Esta subida é muito bonita não só pela envolvência da água, mas também pelas frases que se vão encontrando.

No fim da levada encontra-se uma grande Área de Lazer alusiva aos avôs, plantações de árvores, baloiço, mesas e bancos de merendas, grelhadores, ponto de água e a Cabana dos Avós. Aqui, é onde temos o Início Oficial do Trilho, com o seu painel informativo. Um dos pontos de interesse referido no painel localiza-se aqui mesmo, o Presa de Água de Nascente. Seguindo o trilho, continuamos a subir, passamos por uma Ponte de Madeira junto à nascente da levada e, pouco depois, voltamos novamente ao caminho florestal. Monte acima, sempre por caminho florestal, com magnificas panorâmicas das serras envolventes, alcançamos a Mamôa ou Tumulus, um montado de pedras no ponto alto da serra que, em tempos, foi uma sepultura.

Pouco depois, estávamos no Vértice Geodésico, amplas vistas do Monte Farinha, com a Igreja de Nossa Senhora da Graça no alto e a serra do Alvão. Até lá, magnifica envolvência, paisagens de Amarante e das freguesias de Gondar, Varzea, Bustelo, Candemil e Ansiães. Uma foto de grupo, para cumprir a “praxe”, e seguimos o percurso, agora ligeiramente a descer até alcançar o Parque de Lazer de Lameira. Grande e verde área de lazer constituído por diversas mesas e bancos de merendas.

Aqui, optamos por abandonar o trilho oficial e fazer uma variante com passagem pela Capela da Senhora de Moreira e Miradouro. Seguimos para sul ao longo do Parque de Lazer até intersetar um caminho florestal que seguimos. Passamos por duas interseções de caminhos que ignoramos, até uma bifurcação, onde seguimos pela esquerda ao longo de uma Plantação de Bétulas. Aproximadamente 2,4km do Parque de Lazer de Lameira, alcançamos a Área da Senhora de Moreira constituída por um Posto de Vigia, Capela da Senhora de Moreira e Miradouro. As vistas são impressionantes, a Serra do Marão à nossa frente, ao lado o Alvão, e a bem conhecida Pousada do Marão. Aproveitamos o local para a pausa de almoço. Já de estômago reconfortado, voltamos ao Parque de Lazer de Lameira e retomamos o Trilho Levada do Bosque dos Avós.

O trilho continua por caminho florestal, agora em direção noroeste com Vista Panorâmica da Aldeia de Covelo do Monte. Sempre a descer, seguimos em direção às antigas Minas de Fonte Figueira. Várias ruínas das edificações de apoio à exploração mineira. Continuamos a descer o monte com as paisagens permanentes da aldeia de Covelo do Monte, da Capela de São Bento e do lugar do Carregal. A urze e a carqueja são a vegetação predominante da serra. O trilho sai por alguns metros do caminho florestal para passar por um Colmeal ou Apiário, também conhecido, nas Serras do Gerês, por Silha de Urso. É uma edificação em pedra com pouco mais de 1,5 metros de altura, em circulo, onde se punham as colmeias para produzir o mel e assim ficavam protegidas dos ursos.

O trilho segue em direção à ribeira onde encontramos uma rudimentar ponte de madeira, Ponte Gomes, em homenagem a um avô de Mancelos, de nome António Gomes, em virtude de ser o projetista e executante da referida ponte. Na margem contrária temos umas escadas que nos levam de volta a um caminho florestal, já pela outra encosta, onde o panorama é a freguesia de Aboadela e Sanche. Durante a subida, pelo caminho florestal, ainda temos magnificas Vista Panorâmica do Colmeal. Atingido o ponto alto, resta-nos seguir à direita o amplo caminho de terra batida, agora a descer, até ao local de início e termino deste percurso, a Rua de Penouços.

FICHA TÉCNICA
Realização: 19 março de 2023
Percurso: Aboadela (Rua de Penouços) - Bosque dos Avós - Parque de Lazer de Lameira - Senhora de Moreira - Parque de Lazer de Lameira - Minas de Fonte Figueira - Aboadela (Rua de Penouços)
Distancia: 15,2kms
Duração: 5h35min
Tempo em movimento: 3h25min
Tempo parado: 2h10min
Movimento médio: 3,17km/h
Acumulado positivo: 777m
Acumulado negativo: 777m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

RUA DE PENOUÇOS (INÍCIO/FIM)

LEVADA (ESQUERDA)

FRAGA ESCULPIDA

PENEDO DA MEDITAÇÃO

CABANA DO BOSQUE

Photo ofPAINEL TRILHO LEVADA DO BOSQUE DOS AVÓS (INÍCIO OFICIAL) Photo ofPAINEL TRILHO LEVADA DO BOSQUE DOS AVÓS (INÍCIO OFICIAL) Photo ofPAINEL TRILHO LEVADA DO BOSQUE DOS AVÓS (INÍCIO OFICIAL)

PAINEL TRILHO LEVADA DO BOSQUE DOS AVÓS (INÍCIO OFICIAL)

PRESA DE ÁGUA DE NASCENTE

MAMÔA OU TUMULUS

VERTICE GEODÉSICO

PARQUE DE LAZER DE LAMEIRA

PLANTAÇÃO DE BÉTULAS

CAPELA DA SENHORA DE MOREIRA

POSTO DE VIGIA

Photo ofVISTA PANORÂMICA DE COVELO DO MONTE Photo ofVISTA PANORÂMICA DE COVELO DO MONTE Photo ofVISTA PANORÂMICA DE COVELO DO MONTE

VISTA PANORÂMICA DE COVELO DO MONTE

MINA FONTE FIGUEIRA Nº1

RUÍNAS MINAS DE ESTANHO

COLMEAL OU APIÁRIO

PONTE GOMES

VISTA PANORÂMICA DO COLMEAL

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 1, 2023

Um trilho muito interessante, com excelentes vistas panorâmicas. E a filosofia que lhe deu origem é excecional e um exemplo a seguir. Muito bom! Grande abraço.