Trilho Levada da Víbora | Serra da Cabreira

Photo ofTrilho Levada da Víbora | Serra da Cabreira Photo ofTrilho Levada da Víbora | Serra da Cabreira Photo ofTrilho Levada da Víbora | Serra da Cabreira

February 17, 2024
February 2024

near Fondevila, Braga (Portugal)

Trilho circular não marcado pela Levada da Víbora, percorrido em 17 de fevereiro de 2024.

O início do trilho dá-se na Praia Fluvial da Barragem de Oural, seguindo mesmo ao lado do canal de água, também conhecido como levada. O percurso segue praticamente sempre pela levada, sempre em ascensão, passando-se por diversos moinhos. Num curto troço, optamos por percorrer uma estrada de terra batida paralela à levada.

Cerca de 1km após o último moinho, o percurso abandona a levada, seguindo por caminho em terra batida em sentido descendente até intersetar a estrada asfaltada na Área de Lazer de Víbora.

Percorrendo parte dessa estrada, o percurso segue novamente por caminhos entre os campos e florestas, que se encontravam no dia com bastante água, sendo necessária alguma ginástica para manter os pés secos.

Um percurso relativamente fácil de percorrer, mas que envolve tempo e é necessário navegação por GPS ou à carta, uma vez que não se encontra sinalizado, embora existisse um painel informativo no início do percurso com o mapa deste.
Por esse motivo, considero o trilho de dificuldade moderada. Para além disso, embora no troço da levada não tenhamos encontrado problemas, houve dificuldades de transposição de algumas zonas alagadas ou com regatos de água no sentido do caminho.

Este percurso vale pela originalidade do cenário devido à levada que nos acompanha grande parte com o seu som e frescura.

Percurso realizado com base no seguinte registo: