Photo ofTrilho - Leonte + Maceira + Carris de M.+ Messe +Água da Pala+L.do Burro + C. Cantarelo + P. da Escada Photo ofTrilho - Leonte + Maceira + Carris de M.+ Messe +Água da Pala+L.do Burro + C. Cantarelo + P. da Escada Photo ofTrilho - Leonte + Maceira + Carris de M.+ Messe +Água da Pala+L.do Burro + C. Cantarelo + P. da Escada

January 28, 2019
January 2019

•   5 2 Reviews

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Mais um trilho dos VAMOSALI, num belíssimo dia de Inverno. Fomos visitar alguns dos mais belos recantos da serra. Por mais que a percorramos, ela surpreende-nos sempre, com detalhes, que nos fugiram nas últimas visitas. Início na Portela do Leonte, com destino ao curral da Maceira. Seguindo pela estrada alcatroada, desviamos para o carreiro que nos leva à ponte sobre o rio. Continuamos até ao curral , onde aguardamos os mais atrasados. Daqui, tomamos o carreiro que nos levou a Carris de Maceira, onde era mais do que justo uma prolongada paragem ( chã de Tábuas ), dado o esforço que a subida requer. O dia estava a compor-se, agora mais luminoso, prevendo-se belas fotos, durante a marcha. Aguardavam-nos a cabana e a velha pala, deste curral, já que o pasto foi invadiso pelo mato.Para nossa admiração, aparecem-nos as cabras, empinadas nas rocas mais altas, a darem-nos os bons dias pela serra. Olhando pela última vez para o Pé de Medela, continuamos a marcha pelo carreiro que nos leva até aos prados da Messe. O último troço não é muito agradável, mas não há outra forma de lá chegar. Depois de mais uma paragem para descanso dos mais queixosos e da foto de grupo, tomamos o carreiro que nos leva até ao curral dos Bezerros, por onde muita vezes vi chegar a gente da vezeira com destino à Messe. Dobramos o portelo em pedra e continuamos já com a Torrinheira à vista, mas ainda com muito tempo de marcha para lá chegar. Em face das horas de luz disponíveis, cortamos na direcção das nascentes da Água da Pala e daqui passamos ao Lombo do Burro, parando no Cabeço do Cantarelo, píncaro incontornável da serra. Deste cabeço, descemos laboriosamente aos Prados Caveiros por um atalho já velho conhecido, mas que não dá margem para andar depressa. Faltava o troço final, descendo o Peito da Escada, que nos vai proporcionando belas vistas para as serra Amarela e serra do Soajo bem como para os lados da Albufeira de V. das Furnas, sempre com o Pé de Cabril na mira.

Cartografia - Folhas 30 (Germil ) e 31 ( Outeiro ) do IGE escala 1/25000.

Pontos Importantes.

Percorrendo alguns dos trilhos mais " clássicos " da serra, leva-nos a uma belíssima parte do Gerês profundo. Paisagens magníficas, com os currais a lembrarem-nos como era dura e difícil, a pastorícia. Os vales do rio Maceira, o Vale por onde corre o ribeiro do Porto das Vacas, o vale da Água da Pala, ficam sempre na retina, por muitas vezes que lá passemos, só para falar nestes. Não esquecendo o alto vale do rio Homem, que merece ser observado do coruto do Cabeço do Cantarelo.

PictographBridge Altitude 2,772 ft

curral dos prados da Messe

curral

portelo

construído para evitar a passagem dos animais

Água da Pala

vista para o vale

Água da Pala - nascentes

algumas das nascentes E prado

vista para a Messe

ponto alto

Lombo do Burro

cabeço do Cantarelo

cabeço granítico sobre o vale do rio Homem

vista para a Portela do Homem

miradouro natural

• Photo of Makca
    Makca Jan 28, 2019

Muito bom, e é para completar o que faltou fazer!

• Photo of PQ@
    PQ@ Jan 28, 2019

A repetir em dias maiores.