Photo ofTrilho - Leonte + Costa Varziela + curral Varziela + Altos da Varziela e Bemposta + c. do Mourinho + Leonte Photo ofTrilho - Leonte + Costa Varziela + curral Varziela + Altos da Varziela e Bemposta + c. do Mourinho + Leonte Photo ofTrilho - Leonte + Costa Varziela + curral Varziela + Altos da Varziela e Bemposta + c. do Mourinho + Leonte

March 18, 2019
March 2019

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Aproveitando o bom tempo que o mês de Março nos tem proporcionado, fomos visitar uma das zonas emblemáticas da serra do Gerês, muito apreciada por albergar no seu seio o tão conhecido Pé do Cabril. Com passagem obrigatória pela mata de Albergaria e Geira, arriscamos a trepada pela Costa da Varziela até aos altos daquele território, que dão pelo nome de - Alto da Varziela e Alto da Bemposta. Até lá, aparecem excelentes locais para apreciarmos os cumes mais elevados e observarmos a outra face, de paisagens já nossas conhecidas. O mesmo se pode dizer para os lados da serra Amarela. Com a manhã ainda uma criança, partimos da Portela do Leonte, passamos pelo curral de Leonte de Baixo, atravessamos o ribeiro de Água de Adega, e fomos evitando a estrada alcatroada que liga à Portela do Homem, até onde nos foi possível. Derivamos para a Geira Romana, e chegamos à ponte do rio da Maceira, em madeira, assente no que resta da alvenaria romana, em pedra almofadada. É deste local, que parte o carreiro que serpenteia a Costa da Varziela até ao cimo, mas é bom ir atento às voltas que vai dando, para contornar alguns obstáculos, pois tem troços que nos obrigam a pensar. De início ainda se vai ouvindo o murmúrio da água que corre no leito dos ribeiros, mas à medida que subimos, o silêncio vai ocupando o seu lugar. O sinal de que a trepada está a terminar, é dado pelo aparecimento de clareiras que vão deixando penetrar a luz do sol.
Num ápice, encontramos locais com grande visibilidade para a cumeada - Albas, Cantarelo, Carris de Maceira, Pé de Medela, Roca d´Artes, Corneda, Borrageiro... Da mesma forma para o lado da serra Amarela - Palheiros, " Carvalho 27 ", Louriça, Muro, Casarotas, alguns currais de Vilarinho das Furnas ... e por aí fora. Apetece ficar ali a saborear estes momentos únicos, que a natureza nos oferece.
Continuando pelo caminho de pé posto, atinge-se o curral da Varziela, com o forno em ruínas. Um belíssimo bosque rodeia aquele curral. Mais à frente, aparecem os Altos da Varziela e Bemposta, excelentes locais para curtir os píncaros serranos. Convém no entanto evitar subi-los com as rochas molhadas, parecendo-me este último, mais difícil de chegar ao seu topo. Prosseguimos até ao curral do Mourinho e tornamos a subir até passarmos junto ao Pé do Cabril, com o Rocas a tomar a dianteira para nos guiar na direção do curral do Prado, para, muito perto da nascente do regato que dá origem à cascata de Leonte, tomar a direção da portela, encosta abaixo. Atravessamos ainda o regato da Fonte do Escalheiro, continuando a descer por um apertado trilho que percorre a íngreme encosta, aos zigue-zagues. Deve ser complicado caminhar neste carreiro num dia de chuva. A mim, deu-me cabo da suspensão ! É uma constante desta serra. Por muito que a percorramos, tem sempre surpresas para nos mostrar, como a deste caminho até ao Leonte.

Distância real - 12,7 km / ~ 06H00 com paragens.
Cartografia - Folha 30 do IGE ( Germil - Ponte da Barca ) série M 888 Edição 2 - 1996 -
Escala 1/25.000
Currais da Varziela e do Mourinho.
Vistas para a Barragem e Prado Amarelo.
Vistas para a serra do Alto da Varziela e Bemposta.

PictographBridge Altitude 2,149 ft

miradouro natural

Alto da Varziela

Alto da Bemposta

Photo ofVista para Barragem V.F. e S. J. do Campo Photo ofVista para Barragem V.F. e S. J. do Campo Photo ofVista para Barragem V.F. e S. J. do Campo

Vista para Barragem V.F. e S. J. do Campo

Excelente

• Photo of FranciscoJFC
    FranciscoJFC Mar 20, 2019

Boa escolha, Truka. Afinal o trilho tapado na encosta de Varziela era um mito, e ainda bem .
    Obrigado por deste vez não ter colocado ninguém de "castigo"...

• Photo of rique.faria
    rique.faria Nov 19, 2021

Um trilho aparentemente fácil de fazer, mas que se torna trabalhoso dado que muitas partes de certos troços estarem quase tapados pela vegetação.