Trilho : Leonte + Conho + Fechinhas + Portas Ruivas

Photo ofTrilho : Leonte + Conho + Fechinhas + Portas Ruivas Photo ofTrilho : Leonte + Conho + Fechinhas + Portas Ruivas Photo ofTrilho : Leonte + Conho + Fechinhas + Portas Ruivas

June 26, 2016
June 2016

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Mais uma vez, fomos ao coração do Gerês! O dia esteve excelente para o trekking, sorte a nossa que a temperatura oscilou entre os 22/25 Cº. Começamos com nevoeiro, mas a partir do Conho "ele" foi-se para não mais voltar, e nós aproveitamos e conseguimos fazer o trajecto á muito por mim desejado. Existem zonas no percurso difíceis que requerem algum cuidado tal como; depois de passar o Rbo. do Porto das Vacas e iniciarmos a subida da "parede" que nos leva á zona que precede o Curral da Pedra. Essa subida é feita sempre a andar sobre penedos e pedras soltas...! A outra zona, é a encosta esquerda do Rbo. P. Vacas que antecede o Curral da Pedra: essa passagem para mim é a que exige mais cuidado por causa do declive que se apanha, entre 60% e 70%, mas com cuidado faz-se bem. Poupa-se 1,5km para ir apanhar o trilho que vem dos Prados da Messe para o Conho.
Preferimos ir primeiro ás Fechinhas e depois apontarmos rumo a Porta Ruivas para depois virmos pelo Curral da Pedra, por causa do desgaste físico que a distância nos ia provocar, por isso na vinda procuramos manter as cotas de nível dentro da zona dos 30 metros, que com poucas diferenças conseguimos isso.
Foram 22,4Km de distância real.

PictographMountain pass Altitude 4,232 ft

Abrigo-Prado Do Vidoal

• Photo of TRUKA
    TRUKA Jun 27, 2016

Excelente percurso na serra. As paisagens, compemsam os troços mais difíceis.

• Photo of PQ@
    PQ@ Jul 1, 2016

Durinho mas vale a pena.

• Photo of rique.faria
    rique.faria Jun 4, 2021

O desvio pela encosta íngreme para encurtar caminho revelou se contraproducente, pois ao poupar terreno perdeu se tempo e ganhou se um enorme desgaste fisico. Para além de se tornar muito perigoso, pois ao mínimo dedlizey, feita se tudo a perder. Ou seja, preferia andar mais e evitar este atalho que só nos pode meter em trabalho.
    De resto, as paisagens são magníficas.