Trilho Lagoas do Marinho ao Curral de Absedo

Photo ofTrilho Lagoas do Marinho ao Curral de Absedo Photo ofTrilho Lagoas do Marinho ao Curral de Absedo Photo ofTrilho Lagoas do Marinho ao Curral de Absedo

October 6, 2014
October 2014

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Trilho com inicio na Cabana do Penedão nas Lagoas do Marinho. Depois da ultima vez que aqui estivemos no Penedão com "Os amigos de Vila Nova" em 24-05-2014 (nosso Trilho de Pincães ás Lagoas do Marinho). Desta vez trouxemos viatura até ás Lagoas para iniciarmos caminhada pelos Ancestrais caminhos de pastorícia até ao Curral de Absedo, daí subir ao Alto de Cidadelhe, descer a Lamas de Homem e daí até ás lagoas novamente, de notar que estes caminhos se encontram assinalados nas cartas militares do ano 1949.
Partimos da Cabana do Penedão em direção ao Borrageiro passando pelas antigas Minas do Borrageiro, contornando-o pela direita onde avistamos Roca Negra, Rocalva, Albas, Porta Ruivas e outros simbolos Geresianos ao longe, descemos ao Ribeiro das Mestras, atravessamos o Ribeiro e seguimos em frente em direção á Corga da Arrocela onde apanhamos outro caminho Ancestral que vai ligar ao trilho que vem das Abrotegas para a Messe, seguimos em frente pelo caminho que acompanha ribeiro entre Cidadelhe e Torrinheira até avistarmos Encosta do Sol com curral de Absedo em baixo, maravilha de Curral circular geometricamente dividido ao meio, lá descemos onde aproveitámos o curral para almoçar, lugar parasídiaco. Depois do almoço descemos um pouco onde apreciámos o Vale do Homem com o famoso e não menos penoso Trilho dos Carris com Encosta do Sol á nossa frente, Cabeço do Cantarelo e Louriça á esquerda, Cabeço de Madorno á direita assim como os Carris, Ponte Cagarouço em baixo e Cidadelhe atrás, maravilha tudo ali tão belo e tão proximo. Voltamos ao Curral e iniciamos subida até ao Alto de Cidadelhe onde apanhamos Trilho para Lamas de Homem, no Alto avistámos ao longe as Lagoas do Marinho, o Circo Glaciar de Coçoes de Concelinho, Couce...e outros tantos. Chegados a Lamas de Homem, maravilha de Currais, viramos á esquerda onde apanhamos trilho Ancestral que vem das Abrotegas para Couce e daí até à Cabana do Penedão foi um pulo. Trilho maravilhoso com uma companhia ainda melhor....Valeu a pena... mas valeu mesmo....

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

PictographMountain hut Altitude 3,707 ft

Ribeira das Mestras

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Mar 25, 2016

Sim está correta. /outdoor-trails/trilho-lagoas-do-marinho-ao-curral-de-absedo-7954733#wp-7954736