Activity

Trilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa

Download

Trail photos

Photo ofTrilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa Photo ofTrilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa Photo ofTrilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa

Author

Trail stats

Distance
8.16 mi
Elevation gain
2,684 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,684 ft
Max elevation
4,426 ft
TrailRank 
78 5
Min elevation
2,108 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 54 minutes
Coordinates
1755
Uploaded
November 9, 2015
Recorded
November 2015
  • Rating

  •   5 2 Reviews
Be the first to clap
4 comments
Share

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Viewed 2495 times, downloaded 123 times

Trail photos

Photo ofTrilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa Photo ofTrilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa Photo ofTrilho - Gerês - P. Homem + P. Escada+ P.Caveiros + Cantarelo + P.Messe + Sabrosa

Itinerary description

Depois de tanta chuva, apareceu finalmente uma aberta e tivemos que aproveitar. Delineou-se um percurso, sujeito depois a alterações. Além disso, ia o MAKA, que conhece melhor estes recantos do que o mais refinado lobo desta serra.
Por fim, encontramos "gente da montanha" tanto nos Prados Caveiros e também nos Prados da Messe.
Os prados Caveiros era um dos currais de V. das Furnas, só para as vacas ( o grande etnólogo Orlando Ribeiro, chama-lhes Prados dos Caveiros), no seu livro sobre aquela aldeia. Os prados da Messe pertencem a V. da Veiga e já tivemos o prazer de encontrar por lá a gente da Vezeira. É um percurso, tirando a ida ao Cantarelo, que faz parte dos clássicos da serra, e portanto pouco mais há a acrescentar.
O Cantarelo, é um magnífico miradouro, mas a sua subida e a descida para os prados da Messe é dura. Não parece haver trilho, mas a espaços lá aparecem alguns mariolas ( na descida) que nos vão indicando o melhor terreno. Evitar subir ou descer com as lages, húmidas. A descida pela Costa da Sabrosa é realmente incomodativa, mas já a vi pior.

1. - Tipo de percurso - Circular. A sinalização é por meio de mariolas, tirando o troço da subida ao Cantarelo e entre este e a Messe. Os mariolas permitem um perfeito enquadramento com o ambiente natural.
2. - Início e fim - Portela do Homem
3. - Território - serra do Gerês, área pertencente ao concelho de T. de Bouro
4. - Cartografia - Folhas 30 e 31 do IGE escala 1/ 25 000.
5. - Troços mais difíceis - Subida ao Cantarelo e Costa da Sabrosa.
6. - Pontos de interesse - Prados Caveiros, Cantarelo ( de onde se avista o alto vale do rio Homem, Prados da Messe.
7. - Alternativas - Evitar a subida ao Cantarelo, seguindo os mariolas para a Messe.
8. - Data - Outubro de 2015.
9. - Tempos de marcha - marcha - 5 H 22min.
paragens - 1 H 37 min.
10. - Percursos na área( alguns) :

- Subida ao Cantarelo - JUN 2014
- Leonte + Maceiras + Pé de Medela + Messe - Maio 2013
- Leonte + Maurô + Messe + P. Caveiros + P. Homem - Abril 2013

Waypoints

PictographPanorama Altitude 3,150 ft
Photo ofmiradouro para a PHomem

miradouro para a PHomem

miradouro natural.

PictographWaypoint Altitude 3,632 ft
Photo ofPrados Caveiros Photo ofPrados Caveiros Photo ofPrados Caveiros

Prados Caveiros

Prados Caveiros

PictographWaypoint Altitude 3,652 ft
Photo ofcabana dos prados. Caveiros

cabana dos prados. Caveiros

cabana

PictographPanorama Altitude 4,327 ft
Photo ofCantarelo 1 Photo ofCantarelo 1 Photo ofCantarelo 1

Cantarelo 1

Cantarelo 1

PictographPanorama Altitude 4,331 ft
Photo ofCantarelo 2 Photo ofCantarelo 2

Cantarelo 2

Cantarelo 2

PictographPanorama Altitude 4,331 ft
Photo ofCantarelo 3 Photo ofCantarelo 3 Photo ofCantarelo 3

Cantarelo 3

Cantarelo 3

PictographWaypoint Altitude 3,921 ft
Photo ofPrados da Messe Photo ofPrados da Messe Photo ofPrados da Messe

Prados da Messe

Prados da Messe

PictographWaypoint Altitude 3,921 ft
Photo ofcabana dos prados da Messe

cabana dos prados da Messe

cabana

PictographRiver Altitude 3,766 ft
Photo oftravessia da ribª. de Monção

travessia da ribª. de Monção

travessia de ribeira

Comments  (4)

  • Photo of PQ@
    PQ@ Nov 9, 2015

    Para repetir.

  • Photo of Makca
    Makca Nov 9, 2015

    Valeu pela companhia e por isso o café foi de borla, heheeee. Tenho novidades para um trekking dos bons, daqueles em que se disfruta da montanha!

  • Photo of FranciscoJFC
    FranciscoJFC Nov 17, 2015

    Percurso agradável, mas os 13 Km e os 800 m de desníveis acumulados iludem um pouco, dado existirem 3 secções com algum grau de dificuldade.

    Feita a subida pelo Peito da escada até aos prados Caveiros, surge depois a primeira secção com alguma exigência, correspondente à subida dos prados Caveiros até ao Cantarelo. Seguimos o percurso mais direto, utilizado pelos autores Makadanga e Truka há poucos dias, e aqui registado no Wickiloc. Esta secção , embora não seja a pior em termos físicos, pode tornar-se perigosa se feita com as pedras molhadas .
    Tanto na aproximação, como mesmo já no alto do Cantarelo, podemos ver as formações rochosas em forma de cogumelo ( Cantarelo é o nome dado a uma espécie de cogumelo que, muito provavelmente, está na origem do nome desta formação rochosa ) .

    A vista para o Vale do Rio Homem é deslumbrante e assustadora – nada de facilitar nos acessos às rochas para se tirar uma fotografia mais radical. Qualquer foto tirada de um local seguro, é igualmente espetacular - . Digo assustadora, porque o Cantarelo está a 1300 m de altitude, enquanto o Rio Homem naquele local está a 800 m , o que dá mais ou menos 500 m de tamanho para a escarpa que desce do Cantarelo até ao Rio Homem, muito provavelmente a maior escarpa do nosso país .

    A descida do Cantarelo até à Messe tem o inconveniente psicológico de não ser muito pronunciada, mas demorar algum tempo, tornando-se chata de fazer.
    A Messe é um clássico do Gerês, bem como a descida pela Costa da Sabrosa, só que esta última é uma autentica destruidora das articulações. Que o diga a minha companheira, que sempre que lá passa o faz em ritmo lento de passeio, para se deliciar com as vistas ... Resultado, chegamos à estrada já de noite, mas não fomos os últimos, pois ainda estavam três carros na Portela do Homem, e cruzamos com alguns pedestres no regresso, vínhamos nós já de carro .
    Ao Km 7,8 desviamos à esquerda ( caminho mariolado e fácil de seguir ) relativamente ao percurso aqui registado, encontrando-o novamente ao KM 9,6 .
    Recomendação final : com os dias pequenos , entrar cedo na serra ( tipo 9h ou 9h30 ) para fazer com agrado este percurso , e não seguir o nosso mau exemplo de entrar quase às 11 h .

    Obrigado aos autores do percurso aqui registado .

  • Photo of TRUKA
    TRUKA Nov 17, 2015

    Quem tiver lido com cuidado, há uma chamada de atenção para quando as lajes estão húmidas. Não é só nesta serra e neste local. Ao menor descuido, podemos arranjar sarilhos .Quanto ao resto, há aquela máxima - partir cedo para chegar a horas..., mesmo com paisagens magníficas. A alternativa à Costa da Sabrosa é regressar pelos Carris de Maceira, mas não para esta altura do ano, em que as horas de luz, são diminutas. A descida para os Prados da Messe, também deve ser feita com muito cuidado, pois é muito trabalhosa e deve ser feita com as lajes secas.
    Cumprimentos do Truka.

You can or this trail