Trilho : Fafião + Alto de Portas Ruivas

Photo ofTrilho : Fafião + Alto de Portas Ruivas Photo ofTrilho : Fafião + Alto de Portas Ruivas Photo ofTrilho : Fafião + Alto de Portas Ruivas

June 6, 2016
June 2016

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Mais um trekking, por trilhos pouco conhecidos, foi durinho, mas bem recompensado por paisagens espetaculares do melhor que o Gerês tem. A saída fizemo-la por um trilho que fica á esquerda, no fim do antigo caminho que fazia a ligação entre Fafião e as brandas e pastagens a Norte. Contorna-se a encosta "esquerda" toda até ao planalto que antecede a entrada do trilho, na encosta, que nos leva até ao Porto da Laje. Este percurso é um sobe e desce constante, mas muito bonito. Na barragem (P. Laje) Passamos a ponte e viramos á esquerda em direção á Touça mas pela margem esquerda, depois de (+-) 150m iniciamos a nossa trepada até á cabana de Portas Ruivas, e daí foi um salto até ao cimo do promontório rochoso com o mesmo nome. A vinda, foi feita saindo da zona da cabana para Norte, 50m á frente viramos á direita, descemos até ao vale e apanhamos o trilho que lá existe que nos levou até ao estradão junto á outra ponte a Leste. Depois foi seguir o estradão (+-) 1000m, até ao P. da Laje e apanhar outra vez o trilho da vinda, para o regresso a Fafião.
Foram 23.3Km de distância real e 1540m acumulados.

Nascente.

Ponte

• Photo of TRUKA
    TRUKA Jun 7, 2016

Durinho que chegue ! Mas uma maravilha !!!

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Jun 7, 2016

Olá João, lá em cima é magnifico...
    Abraço

• Photo of PQ@
    PQ@ Jun 7, 2016

Mais uma das boas.

• Photo of inventura
    inventura May 3, 2017

Difícil de percorrer e muito difícil de esquecer tão bonitas paisagens.

• Photo of ljamarco
    ljamarco Jul 26, 2021

Fizeram em um único dia? Obrigado e parabéns, lindas fotos.

Makca Jul 26, 2021

Sim Março, fizemos num dia só, mas foi durinho! Abraço 🤟😉

• Pedro Laia Oct 28, 2021

Demoraram quantas horas para fazer este percurso ? E foi a andar nas calmas ?

Makca Oct 28, 2021

Pedro, foram acerca de 9 horas de trekking!
    Durinhos de fazer, mas muito bonitos a zona é espetacular de paisagens!
    Abraço 🤟

• Pedro Laia Oct 28, 2021

Pretendo fazer no outro fds, vou ter 11 horas de luz e gosto de andar nas calmas.
    Há caminhos muito apertados e altos ? É que tenho vertigens, adoro sítios altos mas o caminho não pode ser muito apertado, senão não me sinto à vontade.
    Obg

Makca Oct 28, 2021

Nada de especial, a não ser a subida da barragem para o curral de portas ruivas, foi um corta mato um pouco duro de subir, na altura a vegetação estava esteira agora não sei. Mas se trabalhas bem com um mapa ou GPS, escolhes um trajecto melhor sem problemas 😉. Cumprimentos

• Pedro Laia Nov 9, 2021

Só consegui fazer metade do caminho, pois tive de voltar atrás na "primeira etapa", aonde está o primeiro ponto de interesse, a nascente. Estava quase a chegar ao final dessa parte (aonde os caminhos se juntam), mas devido às silvas foi mesmo impossível prosseguir, desci, subi, mas nada a fazer. Essa parte do percurso não aconselho de forma alguma a fazer, grande parte dele a vegetação é bem densa, com silvas e chega a um ponto que é impossível de passar, apesar de levar calças arranhei as pernas todas por causa de tanta silva existente, além disso a maior parte do tempo é preciso andar com o gps na mão, pois facilmente uma pessoa se perde ou se desvia do caminho, mas aparte disto tudo esta parte do percurso é muito bonita.
    Aconselho a fazer-se o percurso pela direita (nessa zona).
    Depois de voltar atrás ainda fiz metade do percurso total mas como tinha poucas horas de luz e de noite ia fazer muito frio, achei melhor cancelar a caminhada e tentar numa próxima fazer o caminho todo.
    Do que vi é muito lindo mas faltou-me a melhor parte, a da subida principal, fica já reservado para uma próxima :)
    Obrigado pelo percurso.

Makca Nov 9, 2021

Concordo contigo Pedro, em ir pela direita, é bem mais fácil. Quando fiz, ainda consegui subir apesar de já apanhar algum mato, mas só na descida é que me apercebi que havia trilho á direita da subida!