Trilho - Da Fonte da Abelheira ao Pico da Nevosa ( Serra do Gerês )

Photo ofTrilho - Da Fonte da Abelheira ao Pico da Nevosa ( Serra do Gerês ) Photo ofTrilho - Da Fonte da Abelheira ao Pico da Nevosa ( Serra do Gerês ) Photo ofTrilho - Da Fonte da Abelheira ao Pico da Nevosa ( Serra do Gerês )

August 6, 2023
August 2023

near Sela, Vila Real (Portugal)

Percurso circular, não sinalizado, com o início e fim na fonte da Abelheira. Sendo o Pico da Nevosa a montanha mais alta da serra do Gerês e de toda a região Nortenha, será sempre um píncaro de difícil acesso, seja qual for o local por onde se dê inicio à caminhada. Valeu-nos uma leve brisa, que nos acompanhou nos troços mais expostos e também durante quase todo o percurso. A última subida é sempre feita com grande expetativa e ao chegarmos, a sensação de aventura invade-nos.
Saindo da Fonte da Abelheira e ultrapassada a conduta para a corga do Sobroso, sobe-se a Entre Caminhos. Na nossa frente temos o Gerês selvagem, pouco percorrido e conhecido. O Compadre, com a sua extensa moreia, prende-nos a atenção. Para trás dele, estão os píncaros geresianos. Descemos às Biduiças e passamos pelo curral das Rochas da Matança, com sinais de que foi há muito tempo abandonado. Num pulo, estamos a fazer a travessia do Ribeiro da Biduiça, iniciando a subida para os currais de Lamelas de Baixo e de Cima. Continuamos até ao curral do Baltemão e daqui até ao MF 149. A partir deste marco começo o troço do percurso mais difícil até ao Pico da Nevosa. Quando lá chegamos, esperavam-nos as cabras selvagens. Depois das fotos do costume, descemos em direção à garganta das Negras, mas depois fomos corrigindo e apontamos ao trilho que vai ao curral das Negras.

Cartografia - Folha 31 do IGE ( Outeiro) - escala 1/25.000

Ribeira da Biduiça

cabana alagada

Curral de Lamelas de baixo

Curral de Lamelas de cima cabana

Lamelas de cima cabana

Curral de Baltemão

Vista para o Baltemão/ Compadre/Castanheiro etc

Marco de fronteira

Vista para o Acerdiago/Aurela branca/Fonte fria, etc

Vista para a Nevosa Espanhola

Pico da Nevosa

Vista para o curral das Negras