TRILHO ENTRE O RIO E OS MOINHOS (RIO MAU, PENAFIEL)

Photo ofTRILHO ENTRE O RIO E OS MOINHOS (RIO MAU, PENAFIEL) Photo ofTRILHO ENTRE O RIO E OS MOINHOS (RIO MAU, PENAFIEL) Photo ofTRILHO ENTRE O RIO E OS MOINHOS (RIO MAU, PENAFIEL)

June 3, 2014
June 2014

near Rio Mau, Porto (Portugal)

Percurso circular, não sinalizado, de dificuldade média, com aproximadamente 19Kms, inserindo no meio natural e paisagístico da serra da Boneca e do vale do rio Mau. Partindo da freguesia de Rio Mau, (Pastelaria Ponto Doce, N108) subimos ao miradouro da Junta de Freguesia, local com vistas magníficas sobre o rio Douro. Continuando o trilho, calcorreamos caminhos rurais e estradões corta-fogos até à aldeia de Cabroelo, aldeia preservada, situa-se na freguesia da Capela. Local a não perder são os moinhos situados ao longo do ribeiro, despertando para um sentimento de regresso ao passado, onde os moinhos têm um papel de destaque, os quais nos convidam à evasão... ao imaginário de outros tempos, tempos esses que o mais novos já não sabem e os mais velhos se vão esquecendo. Andamos perto da nascente do rio Mau, curso de água que nascendo no Alto do Loureiro, segue o seu percurso até desaguar no rio Douro na freguesia de Rio Mau. Aliás, o nome desta terra deve-se a este pequeno rio que se designava de "Rivulo Malo" em tempos Visigóticos e Romanos. O seu percurso é maravilhoso em quedas de água entre as quais se distingue, num dos seus afluentes, Ribeiro de Cadeados, a mais deslumbrante cascata da região.

PictographLake Altitude 1,187 ft

PictographRuins Altitude 1,083 ft

PictographRuins Altitude 1,046 ft

PictographBridge Altitude 939 ft

PONTE DAS PEDRAS

PictographRuins Altitude 828 ft

PictographPicnic Altitude 736 ft

• Paulinni Mar 30, 2019

Boa tarde! Primeira vez que estou a usar a APP. Reparei que tem a opção para ir até ao início do trilho, mas para o seguir depois só é possível com a versão premium ? Obrigado

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 30, 2019

Olá Paulinho!
    O download das trilhas do wikiloc para uso no telemóvel é pago, eu uso no GPS Garmin em que o download é gratuito.