TRILHO ENTRE DOIS RIOS (SERRA DE PIAS)

Photo ofTRILHO ENTRE DOIS RIOS (SERRA DE PIAS) Photo ofTRILHO ENTRE DOIS RIOS (SERRA DE PIAS) Photo ofTRILHO ENTRE DOIS RIOS (SERRA DE PIAS)

April 13, 2014
April 2014

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

Trilho com início e término na Aldeia de Couce que percorre a Serra de Pias entre dois rios: Rio Ferreira, em Couce e o Rio Sousa, em Aguiar de Sousa (Senhora do Salto). Trilho de âmbito desportivo, paisagístico e fotográfico. Durante o percurso percorrem-se caminhos de pé posto na margem do Rio Ferreira e estradões corta fogos que rasgam a serra em todos os sentidos… alguns a inclinação é tal que nem veículos 4x4 os conseguem vencer, nesses foi mesmo de “quatro”, daí considerar o trilho de classificação difícil (desnível acumulado de 1327m). No cume da serra podemos apreciar belas panorâmicas do Porto e Gaia em que a nossa vista perde-se na imensidão do Oceano Atlântico. Chegados ao Lugar do Salto, e ao Rio Sousa, paragem no café do lugar para o merecido reforço.
Lenda da Senhora do Salto: Um cavaleiro que perseguido pelo demónio, apercebe-se do precipício e da sua iminente queda. Aflito, invoca Nossa Senhora. Esta aparece-lhe e diz-lhe que se atire à vontade. Então o cavaleiro e cavalo rolam para o precipício. Por efeito de milagre, não houve perigo para ambos. Deste salto resultou a impressão de cinco marcas numa laje do rio, que terá ficado mole como cera. Os cinco buracos visíveis numa laje do leito do rio, próximo da capela, têm sido atribuídos às patas e focinho do cavalo ao aterrar.

PictographBridge Altitude 174 ft

PictographLake Altitude 314 ft

RIO FERREIRA

• pedro_ls Feb 15, 2016

Excelente percurso. Boa descrição e avaliação da dificuldade. Com tempo de chuva os cursos de água tomam conta de todos os caminhos, o que dificulta bastante. Obrigado aos caminhantes.

• pedro_ls Apr 12, 2016

Muito Bom

• Photo of luisseko81
    luisseko81 Feb 8, 2020

Gostei bastante de o fazer, mesmo apesar da dificuldade. Aquelas subidas fazem arder as coxas 🤣 recomendo, mas não a toda a gente!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Feb 8, 2020

Olá luisseko82!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 8, 2021

Belo trilho e excelente descrição e enquadramento, como já é hábito nos vossos trilhos.
    Alguns troços já estavam um pouco fechados pela vegetação e tivemos mesmo que alterar um pouco a rota com a ajuda das imagens do wikiloc em que é possível ver os caminhos disponíveis.
    Pior foi o troço 20 ou 20 metros após o Ribeiro poucos antes de chegar a Aguiar de Sousa em que havia muito fechado mato e tivemos que colocar uma camada extra de roupa, óculos e luvas.
    Obrigado pela partilha soa Vossos excelentes trilhos

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Dec 8, 2021

Olá STrilhos!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 8, 2021

Obrigado pela partilha soa Vossos excelentes trilhos

• Filipa Santos 2 Jun 20, 2023

alguem fez este trilho recentemente?