Trilho entre Couce, serra de pias e serra do Castiçal

Photo ofTrilho entre Couce, serra de pias e serra do Castiçal Photo ofTrilho entre Couce, serra de pias e serra do Castiçal Photo ofTrilho entre Couce, serra de pias e serra do Castiçal

February 19, 2023
February 2023

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

Trilho efetuado em pleno Parque das Serras do Porto.
O Percurso desenvolve-se pela Serra de Pias e Serra do Castiçal. São utilizados caminhos florestais, trilhos de pé posto e corta-fogos. Os corta-fogos revelaram-se os troços de maior dificuldade devido às forte pendentes e à irregularidade do piso provocado pela erosão dos carreiros de água. Dois troços apresentam uma pequena resistência pela vegetação e existe um pequeno troço de 20 ou 30 metros, descrito mais adiante, mais difícil de vencer devido à vegetação e mato

Existe algum risco de agravamento da vegetação dentro de alguns anos, que poderá exigir percursos alternativos.

No trilho de ida, mais a oeste, que passa pela Serra do Castiçal e pelo vale de Aguiar, passamos por um Ribeiro e 2 fontes.
No trilho de volta, Mai a leste, contornando toda a encosta leste da Serra de Pias, não encontramos qualquer ponto de água.

DESCRIÇÃO DO TRILHO
Carro estacionado em Couce, descemos até ao rio Ferreira
Logo asseguir à ponte vira à esquerda seguindo a placa maciço rochoso de Pias
Seguimos ao lado do rio durante os primeiros 1500 mts, altura em que viramos à esquerda para iniciar a subida.
Continuamos em direção a Sudeste até subir ao topo da Serra do Castiçal, sonde podemos observar belas panorâmicas quer para oeste (S. Pedro da Cova, Gondomar, Porto e Gaia), quer para leste ( serra de Pias, Sta. Justa e Vale de Aguiar).
Iniciamos a descida até à Ribeira de Bustelo. Ao atravessar a Ribeira, viramos à direita e de seguida atravessamos troço de 20 ou 30 metros com vegetação muito fechada e bastante mato - aconselhamos a proteger-me-nos com vestuário, luvas e óculos para ultrapassar o mato e silvas. 500 ou 600 metros adiante entramos numa aldeia e antes de atingir Aguiar de Sousa, viramos à esquerda para nova subida até aos 330 metros de altitude. Daqui, foi sempre a descer até à Senhora do Salto. Depois de admirar o belo Canhão do Rio Sousa fizemos uma pausa no Café local.
O caminho de regresso é mais rápido, fácil e com menos desnível acumulado. O trilho desenvolve-se na encosta leste da Serra de Pias e atingimos a sua cumeada por volta do Km 16 a uma altitude de 340 metros, mas continuamos na sua encosta leste. Passamos perto da aldeia de Póvoa e por volta do Km 18,5 atingimos novamente o Rio Ferreira, passando ao lado de uma ponte pedonal suspensa. Adiante passamos em frente às Fragas do Castelo local bem conhecido pelos adeptos da escalada.
Segue-se uma última subida e uma nova descida que exige cuidado pois apresenta forte inclinação com piso escorregadio, raízes de árvores expostas e muitas pedras soltas.
Continuamos junto à margem esquerda do rio durante 3 km até reencontrar a ponte de Couce. Mais uns passos e estamos no local de início do nosso percurso.